Sociabilidades e práticas educativas na Capitania de Minas Gerais

Data 21/10/2008 09:30:00 | Tóopico: Notícias

Desde 2004 vem sendo desenvolvido o projeto de pesquisa Sociabilidades e práticas educativas na Capitania de Minas Gerais, financiado pela FAPEMIG e coordenado pela Profa. Dra. Thais Nivia de Lima e Fonseca, da Faculdade de Educação da UFMG, como parte integrante dos projetos de investigação do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação – GEPHE. O objetivo central é o estudo das práticas educativas como práticas sociais e culturais, entre as primeiras décadas do século XVIII e as duas primeiras do século XIX, procurando explorar as práticas culturais e as relações sociais que envolviam formas diversas de educação, vista como uma importante dimensão do processo de construção da sociedade mineira no período. Entre essas formas encontram-se a educação moral e religiosa; a educação profissional para o aprendizado dos ofícios mecânicos e das artes; as práticas para a formação moral dos súditos e cristãos; os movimentos de circulação de saberes e de técnicas, de origens culturais diversas, sem a mediação de instituições educacionais, além do aprendizado das primeiras letras, escolarizado ou não. Todos esses processos sendo compreendidos num conceito de educação mais flexível e dinâmico, definido como práticas educativas, e abordados por meio do estudo das estratégias em torno da educação de crianças e jovens, no aprendizado das primeiras letras ou dos ofícios mecânicos, da educação moral e religiosa, conforme sua qualidade e condição, como também por meio do estudo das condições de vida e de trabalho dos professores e mestres de primeiras letras e de ofícios mecânicos. Como parte importante do estudo, procura-se reconstituir as redes de relações estabelecidas entre grupos e indivíduos, e entre eles e as instituições, tendo a educação como elemento mediador, sem esquecer os processos políticos, administrativos e legais relacionados à implantação de “sistemas” educacionais, principalmente na segunda metade do século XVIII.
Parte do processo de levantamento e análise das fontes tem sido realizado por meio do acesso ao SIA-APM, para a pesquisa direta na documentação da Secretaria de Governo da Capitania de Minas Gerais, disponível no sistema. Sua disponibilização on-line é um elemento claramente facilitador do esforço de pesquisa. Essa documentação é de fundamental importância para a análise dos aspectos institucionais e administrativos que envolviam as diferentes formas de educação no período colonial, particularmente quando entram na esfera das preocupações das autoridades, tanto na América quanto no Reino, e têm muitos de seus efeitos verificados no cotidiano da população da Capitania.



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