Projeto Memórias Reveladas

Data 22/04/2013 15:30:00 | Tóopico: Notícias

O projeto Memória Reveladas, que está sendo desenvolvido pelas entidades parceiras da Rede Nacional de Cooperação e Informações Arquivísticas surgiu de iniciativa da Casa Civil da Presidência da República e tem como Gestor o Arquivo Nacional. Seu objetivo inicial é construir na web o Portal Memória Reveladas, a ser constituído com acervos públicos/privados referente às lutas políticas no Brasil, acumulados no decorrer dos períodos autoritários.
projeto agora em sua primeira etapa, inclui parcela significativa de acervos documentais da polícia política sob a guarda de sete Arquivos Estaduais e uma Universidade Federal. No acervo do Arquivo Público Mineiro constam diversos rolos de microfilmes de documentação acumulada, entre 1927 e 1982, pelo extinto DOPS/MG. Essa documentação, recolhida em 1998, já se encontra em condições de consulta na Instituição, com as devidas restrições legais, nos termos da Constituição de 1988.

Para viabilização do projeto Memórias Reveladas contamos com o patrocínio do Banco do Brasil, obtido por meio da Lei Rouanet, com a interveniência da Associação Cultural do Arquivo Nacional - ACAN junto à Comissão Nacional de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.



Este artigo veio de
http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br

O endereço desta história é:
http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/modules//article.php?storyid=21