Guia de Fundos e Colees
Gerar PDF da Ficha Descritiva
Inventrio do Fundo Departamento Administrativo do Estado de Minas Gerais
 Fundo - DEPARTAMENTO ADMINISTRATIVO DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Arquivos relaciona Pesquisar
Nvel de descrio Fundo
Origem Pblica
Cdigo DAM
Nome(s) do(s) produtor(es) Departamento Administrativo do Estado de Minas Gerais (1939-1943)
Datas-limite 1939 - 1943
Histrico/Biografia O Departamento Administrativo do Estado de Minas Gerais foi criado pelo decreto-lei n 1202, de 08 de abril de 1939, e deveria exercer algumas funes do Tribunal de Contas do Estado, que foi extinto em junho de 1939. De acordo com esse decreto, os rgos administrativos existentes no Estado seriam o Interventor ou Governador e o Departamento Administrativo.
Este departamento, constitudo por 4 a 10 membros, brasileiros natos, maiores de 25 anos e nomeados pelo Presidente da Repblica, possua como principais atribuies: aprovar os projetos dos decretos-leis baixados pelo Interventor, Governador ou Prefeito; aprovar e propor alteraes nos projetos de oramento do Estado e dos Municpios; fiscalizar a execuo oramentria do Estado e dos Municpios e proceder ao estudo dos servios realizados pelos departamentos, reparties e estabelecimentos do Estado e dos Municpios, com o fim de propor modificaes a serem feitas nos mesmos.
Em 1943, o Departamento Administrativo foi extinto e suas funes, transferidas para o Conselho Administrativo do Estado de Minas Gerais.
Contedo O acervo formado por atas de instalao, de reunies e de sesses do Departamento Administrativo do Estado de Minas Gerais.
Sistema de arranjo Os documentos seguem a ordenao alfabtica e cronolgica.
Instrumentos de pesquisa Inventrio do Fundo Departamento Administrativo do Estado de Minas Gerais.
Condies de acesso A pesquisa feita atravs dos originais.
Dimenso/Suporte Textual: 0,43 metros lineares.
Legislao bsica Brasileira: Decreto-Lei n 1202, de 08/04/1939.

Mineira: Constituio do Estado de Minas Gerais de 1935.
Consultar tambm Inventrio do Fundo Conselho Administrativo do Estado de Minas Gerais - CAM
Inventrio do Fundo Departamento Administrativo do Estado de Minas Gerais DEPARTAMENTO ADMINISTRATIVO DO ESTADO DE MINAS GERAIS .pdf