Guia de Fundos e Colees
Gerar PDF da Ficha Descritiva
Inventrio do Fundo Paulo Campos Guimares
 Fundo - PAULO CAMPOS GUIMARES
Arquivos relaciona Pesquisar
Nvel de descrio Fundo
Origem Privada
Cdigo PCG
Datas-limite 1913 - 1980
Histrico/Biografia Paulo Campos Guimares, nasceu em 25 de abril de 1918, na cidade de Conceio do Pompeu, atual Pompeu, MG. Filho de Jacinto Caetano da Silva Guimares e de Francisca Campos Guimares, casou-se com Marina Matos Guimares. Foi poltico, servidor pblico, advogado e professor.
Estudou no Ginsio Mineiro em Belo Horizonte, bacharelou-se pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais, em 1944.
Como funcionrio pblico, entre 1947-1951, trabalhou na Secretaria das Finanas como assistente jurdico no governo Milton Soares Campos, e como chefe de gabinete do Secretrio de Estado de Finanas Jos de Magalhes Pinto.
Deputado Estadual entre 1951-1963. Em 1961 renunciou ao mandato para assumir o cargo como Chefe do Gabinete dos governadores Israel Pinheiro e Rondon Pacheco. Entre 1967-1975, foi diretor da Imprensa Oficial e Coordenador de Cultura do Estado entre 1975-1980.
Atuou como professor nas Faculdades de Direito, Filosofia e de Cincia Econmicas da Universidade Federal de Minas Gerais.
Foi titular de Cartrio de Imveis de Belo Horizonte, presidente da Associao de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Minas Gerais, presidente da Comisso de reestruturao da Fundao Universidade do Trabalho de Minas Gerais UTRAMIG e da Comisso de Reestruturao da Caixa Econmica Federal. Filiou-se aos partidos polticos UDN e Arena.
Faleceu em Belo Horizonte em 9 de julho de 1980.
Contedo O acervo composto de diplomas, recortes de jornais com artigos, desenhos e fotografias referente sua vida pblica e privada.
Sistema de arranjo O acervo est organizado em 3 sries:
Srie 1: Vida Pessoal
Srie 2: Recortes de Jornais
Srie 3: Iconografia
Subsrie: 3.1 Vida Pessoal
Subsrie: 3.2 Vida Pblica
Instrumentos de pesquisa Inventrio do Fundo Paulo Campos Guimares.
Condies de acesso A pesquisa documentao textual feita atravs dos originais e as fotografias pelo Sistema Integrado de acesso do APM (SIAAPM)
Dimenso/Suporte 0,34m lineares de documentos textuais, 349 fotografias e 5 desenhos.
Consultar tambm Coleo Famlia Joaquina Bernarda do Pompeu - FJBP
Fundo Olegrio Maciel - OM
Fundo Secretaria de Estado do Governo - SEG
Notas: A documentao foi doada pelo sobrinho Marco Antnio Campos Guimares em 13/12/2010.
Inventrio do Fundo Paulo Campos Guimares INVENTARIO_DO_FUNDO_PAULO_CAMPOS_GUIMARAES.pdf