Guia de Fundos e Colees
Gerar PDF da Ficha Descritiva
Inventrio do Fundo Sigefredo  Marques Soares
 Fundo - SIGEFREDO MARQUES SOARES
Arquivos relaciona Pesquisar
Nvel de descrio Fundo
Origem Privada
Cdigo SMS
Datas-limite 1951 - 1982
Histrico/Biografia Sigefredo Marques Soares, nasceu em Contagem (MG), no dia 06 de agosto de 1911, filho de Jos Candido Soares e Amrica Marques Soares. Teve grande atuao como advogado, escritor, professor e pesquisador nas reas jurdicas e histria social.
Em 1933 concluiu o curso de Humanidades no Ginsio Mineiro e em 1938 tornou-se bacharel em Cincias Jurdicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade de Minas Gerais.
Exerceu a atividade de advogado no Frum Civil e Trabalhista. Como jornalista foi reprter e redator do Jornal Correio Mineiro, Estado de Minas, Dirio da Tarde e diretor da Rdio Guarani.Publicou livros e artigos em diversas revistas do Brasil.
Foi um dos fundadores da Faculdade de Direito do Oeste de Minas de Divinpolis e da Faculdade do Vale do Rio Doce de Governador Valadares e professor Colgio Municipal de Belo Horizonte. Atuou como membro do Instituto Histrico e Geogrfico de Minas Gerais, da Sociedade de Antropologia de Minas Gerais, da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais, da Ordem dos Advogados do Brasil na Sesso Minas Gerais e Instituto dos Advogados de Minas Gerais.
Contedo O acervo composto por documentos para subsidiar seu trabalho como advogado dos herdeiros da herana do Baro de Cocais depositada nos bancos da Inglaterra. Contm tambm diversas coletneas de documentos referentes histria, antropologia, geografia, cultura popular, sociologia e outros temas publicados tambm em jornais e revistas.
Sistema de arranjo Ordenao cronolgica
Instrumentos de pesquisa Inventrio do Fundo Sigefredo Marques Soares.
Condies de acesso Pesquisa atravs dos documentos originais
Notas: Documentos acumulados e doados pelo titular Sigefredo Marques Soares em 15/11/1977.
Inventrio do Fundo Sigefredo Marques Soares INVENTARIO_DO_FUNDO_SIGEFREDO_MARQUES_SOARES.pdf