Guia de Fundos e Colees
Gerar PDF da Ficha Descritiva
 Fundo - FRANCISCO DE ASSIS GONALVES
Arquivos relaciona Pesquisar
Nvel de descrio Fundo
Origem Privada
Cdigo FAG
Datas-limite 1822 - 1933
Histrico/Biografia Francisco de Assis Gonalves, S Cotta, nasceu em 28 de abril de 1847, no distrito de Santa Maria, municpio de Itabira, MG. Era filho de Sotero Gonalves Couto e Izabel Cndida de Oliveira Drummond.
Casou-se com Maria Felizarda Drummond (Mariquinhas), sua prima com quem teve sete filhos.
Fazendeiro e negociante, tambm exerceu a funo de rbula, advogado sem formao acadmica. Esta atividade, que ocupou boa parte do seu tempo, consistia em comprar, vender e alugar casas, terrenos e escravos, promover inventrios, alm de resolver demandas e outras pendncias. Alm disso, S Cotta atuou como procurador de negociantes matriculados no Tribunal do Comrcio do Imprio nas Provncias de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.
Como fazendeiro, S Cotta produzia cachaa e acar, mas se destacou nitidamente na cultura do caf, o ponto forte de seus negcios, realizados atravs da Firma Pio Gonalves & Irmo, fundada em sociedade com seu irmo Pio. A sede das transaes era a loja A Primavera, no arraial de Santa Maria, na atual Rua Padre Jos Martins.
Antes de 1900, porm, ele se afastou do cargo e da sociedade, indo residir em Diamantina, sem se alterar com isso o nome da Firma.
O ouro foi o segundo foco de negcios de S Cotta. A aquisio de objetos de prata ocorria em menor escala. Por seus mritos de arguto negociador, sempre frente dos acontecimentos de sua poca, alguns proprietrios de minas e jazidas minerais o elegeram como seu representante junto a ingleses, americanos e franceses que, por volta de 1911, chegavam regio no intuito de explor-las.
Atuou tambm no comrcio de gado e animais de tropa e a prestao de servios. Foi agente de assinaturas de jornais e aquisio de bilhetes de loteria, encomendados da Corte, para os clientes.
Como poltico, S Cotta foi vereador da Cmara Municipal de Itabira, foi Presidente do Conselho Distrital de Santa Maria e cofundador do Partido Republicano em Itabira. E pela influncia que exercia, no s em terras de Santa Maria e de Itabira, mas por toda a regio, recebia cartas de grandes polticos solicitando apoio para sua candidatura.
Francisco de Assis Gonalves faleceu em 13 de maro de 1926, na sua fazenda em Santa Maria de Itabira.
Contedo - Cartas entre familiares sobre sade; vida social e familiar, amigos; movimento das fazendas; inventrio de D. Mariquinhas e de S Cotta.
- Documentos referentes poltica: circulares com pedidos de votos; consulta partidria, convocaes para reunies da Cmara Municipal e para eleies; cpias de atas e decretos municipais.
- Documentos referentes atividade de rbula: liquidaes de negcios; peties; venda e aluguel de imveis; esplios; inventrios;
escrituras; etc.
- Documentos sobre os negcios: correspondncia comercial sobre compra e venda de caf, ouro e Outros produtos; transporte; pagamentos de impostos; movimento de tropas; emprstimo de dinheiro e de animais; intermediao de negcios; balano e contas correntes da Firma Pio Gonalves e Irmo - Loja "A Primavera".
Sistema de arranjo A documentao composta por manuscritos, impressos e fotografias. Esto organizados em sries e subsries que correspondem s atividades exercidas por Francisco de Assis Gonalves, S Cotta:

Srie 1 - Pessoal

Srie 2 - Rbula

Srie 3 - Firma Pio Gonalves e Irmo - Loja A Primavera

Subsrie

3.1 - Negcios em Geral

3.2 - Firmas Comerciais do Rio de Janeiro

3.3 - Firmas Comerciais de Minas Gerais

3.4 - Comrcio com Caf e Ouro

3.5 - Negcios com os Irmos
Instrumentos de pesquisa Inventrio do Fundo Francisco de Assis Gonalves e Sistema Integrado de Acesso ao Arquivo Pblico Mineiro - SIAAPM.
Condies de acesso A consulta ao acervo textual feita por meio dos originais. As fotografias esto disponveis em meio digital no base de dados do SIAAPM.
Dimenso/Suporte 19 caixas com 12.460 documentos textuais e 2,98 metros lineares. 7 fotografias.
Consultar tambm Secretaria de Agricultura
Presidncia da Provncia
Secretaria de Governo da Provncia
Notas: Prevalece a mesma organizao e descrio realizada pela equipe coordenada por Joana dArc Torres de Assis.
Na reviso realizada pelo Arquivo Pblico Mineiro algumas datas-limite foram alteradas de acordo com a documentao contida na pacotilha. Foi observado tambm que ocorreram falhas na numerao dos documentos. Alguns documentos no foram localizados e encontram-se identificados na respectiva pacotilha.