Guia de Fundos e Colees
Gerar PDF da Ficha Descritiva
Inventrio do Fundo Cmara Municipal de Caet
 Fundo - CMARA MUNICIPAL DE CAET
Arquivos relaciona Pesquisar
Nvel de descrio Fundo
Origem Pblica
Cdigo CMC
Nome(s) do(s) produtor(es) Cmara Municipal de Caet
Datas-limite 1739 - 1844
Histrico/Biografia No sculo XVIII, a descoberta e a explorao das riquezas minerais proporcionaram o surgimento de vrios arraiais e lugarejos em Minas. Em 1711 foram criadas as primeiras vilas. Para ser instalada uma vila, a localidade deveria construir pelourinho, cadeia e casa para as sesses da Cmara e do Jri.
As Cmaras Municipais eram responsveis pela administrao local. Foram criadas com o objetivo de garantir a execuo dos projetos metropolitanos nos municpios e simbolizavam a estabilidade e a continuidade da administrao.
Deriva do Cdigo Filipino a definio da organizao e das atribuies do poder municipal. Destacam-se na composio das Cmaras os vereadores, membros eleitos dentre os homens bons, o juiz de fora, o juiz ordinrio, o juiz de rfos, o procurador, o tesoureiro e o escrivo.
As Cmaras possuam como principais atribuies a manuteno da ordem, a divulgao das deliberaes da Coroa, o servio de mediao entre a populao local e o poder metropolitano; a arrematao dos contratos, a fiscalizao da transmisso de herana, a abertura de inquritos, prises e devassas, a cobrana de impostos, o controle de foros e cadeias, a demarcao de terras, a aferio de pesos e medidas e a fiscalizao de vendas, aougues e matadouros. Competiam a elas tambm funes assistenciais como a criao de enjeitados e a contratao do cirurgio do partido, responsvel pelo controle da propagao de doenas e pela expedio de cartas de ofcio de parteiras.
No Imprio, as Cmaras Municipais mantiveram o seu poder e ficaram responsveis pela administrao das cidades e vilas, sendo fiscalizadas pela Assemblia Legislativa Provincial.
A instalao da Cmara Municipal de Caet remonta ao ano de 1714 com a criao da Vila Nova da Rainha do Caet pelo Governador D. Brs Baltazar da Silveira. A decadncia posterior das minas repercutiu em Caet, que teve a vila suprimida em 1833 e o seu territrio incorporado ao municpio de Sabar. Em 1840, a vila foi restabelecida e, em novembro de 1865, Caet foi elevada categoria de cidade.
Contedo O acervo formado por autos de posse de datas de terras minerais; registro de terras e guas minerais; registros de alvars, ordens, cartas rgias e decretos; atas de eleies; guarda-moria; correspondncias com o Governo-Geral e Provincial; livro de tabelio; registro de ordens do regimento de Cavalaria de Milcia; ordens e provises da Junta da Real Fazenda e mapa estatstico da populao da vila.
Sistema de arranjo Os documentos encontram-se ordenados cronologicamente.
Instrumentos de pesquisa Inventrio dos cdices da Cmara Municipal de Caet;
Catlogo e ndice alfabtico dos assuntos gerais dos cdices da Cmara Municipal de Caet: Revista do Arquivo Pblico Mineiro, ano XXVIII, abril de 1977.
Condies de acesso A pesquisa feita por meio de microfilmes.
Dimenso/Suporte Textual: 0,60 metros lineares.
Legislao bsica Portuguesa: Ordenaes Filipinas (1604): Livro 1, Ttulo LXV, LXVI, LXVII, LXIX, LXX e LXXI - 29 de janeiro de 1714, 4 de fevereiro de 1714 e 11 de fevereiro de 1714; Ordem Rgia, de 20/07/1782.

Brasileira: Constituio Poltica do Imprio, de 1824, Captulo II; Lei de 01/10/1828; Deciso n 244, de 13/08/1831; Deciso n 350, de 17/10/1831; Deciso n 370, de 10/11/1831; Deciso n 427, de 19/12/1831; Lei, de 12/10/1832; Lei n 16, de 12/08/1834 (Ato Adicional).

Mineira: Lei n 171, de 23/03/1840; Lei n 1258, de 25/11/1865.
Consultar tambm Inventrio do Fundo Secretaria de Governo da Capitania (Seo Colonial) - SC
Inventrio do Fundo Secretaria de Governo da Provncia - SG
Inventrio do Fundo Presidncia da Provncia - PP
Inventrio do Fundo Conselho Geral da Provncia - CGP
Inventrio do Fundo Assemblia Legislativa Provincial - AL
Inventrio do Fundo Instruo Pblica - IP
Inventrio do Fundo Obras Pblicas - OP
Notas: Parcela significativa do acervo documental da Cmara Municipal de Caet encontra-se no Municpio de Caet. Essa documentao, que complementa o acervo sob a guarda do Arquivo Pblico Mineiro, foi microfilmada e digitalizada. Os documentos podem ser consultados na sede do Arquivo Pblico Mineiro por meio de cpias digitais.
Inventrio do Fundo Cmara Municipal de Caet INVENTARIO_DO_FUNDO_CAMARA_MUNICIPAL_DE_CAETE_RAPM_1977.pdf