Guia de Fundos e Colees
Gerar PDF da Ficha Descritiva
Inventrio do Fundo Arthur Bernardes Filho
 Fundo - ARTHUR BERNARDES FILHO
Arquivos relaciona Pesquisar
Nvel de descrio Fundo
Origem Privada
Cdigo ABF
Datas-limite 1919 - 1979
Histrico/Biografia Arthur Bernardes Filho nasceu em Viosa (MG) no dia 16 de setembro de 1906 e faleceu no Rio de Janeiro, a 21 de julho de 1981.
Bacharelou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de Minas Gerais em 1928. Iniciou a carreira poltica como secretrio particular de seu pai, Arthur Bernardes da Silva, na Presidncia da Repblica, durante os anos de 1922 a 1926.
Em 1930, foi nomeado por Getlio Vargas fiscal do Governo em Minas Gerais junto ao Banco Hipotecrio e Agrcola. No ano de 1932, ao lado do pai, participou, como um dos seus chefes, da Revoluo Constitucionalista em Minas Gerais. Exerceu o cargo de Deputado Federal durante o perodo de 1935 a 1937, porm, aps o golpe de 10 de novembro, foi exilado na Europa durante dois anos.
Com a redemocratizao do pas, elegeu-se Deputado Federal no ano de 1946. Foi eleito Senador em 1947, 1951 e 1959. Em 1955, foi eleito Vice-Governador de Minas Gerais. No governo Jnio Quadros, foi Ministro da Indstria e Comrcio.
Ao longo de sua vida pblica cumpriu vrias misses no exterior, dentre elas, destaca-se a de membro da delegao brasileira Assembleia Geral das Naes Unidas em Paris, em 1948.
Durante a Segunda Guerra Mundial, fundou a Eletromar S.A., a qual presidiu por 28 anos. Ocupou, ainda, cargos de chefia em diversas empresas e dirigiu, em Belo Horizonte, o jornal O Debate.
Pertenceu ao PR do qual foi Presidente Nacional em substituio a seu pai ARENA e ao PDS.
Contedo O acervo composto por documentos pessoais, fotografias, correspondncias, discursos, artigos, estatutos, atas de reunies, recortes de jornais e gravuras. A documentao pblica trata de assuntos diversos, tais como: Partido Republicano, recepo ao prncipe da Itlia, viagens a diversos pases, eleies de 1960, reforma constitucional, energia atmica, comrcio exterior, acordos polticos, Organizao das Naes Unidas, correspondncias entre Itamaraty e Embaixada de Washington, construo de barragem, Eletromar S.A., dentre outros.
Sistema de arranjo Os documentos encontram-se organizados em 9 (nove) sries: 1. Vida pessoal, 2. Atividades privadas, 3. Fiscal do Governo no Banco Hipotecrio - Deputado, 4. Senador - Delegado da Onu, 5. Vice-Governador - Ministro da Indstria e Comrcio, 6. Discursos - Artigos, 7. Partido Republicano, 8. Jornais e recortes e 9. Gravuras.
Instrumentos de pesquisa Inventrio do Fundo Arthur Bernardes Filho;
Sistema informatizado de pesquisa do acervo fotogrfico.
Condies de acesso A pesquisa feita atravs da documentao textual original. As fotografias encontram-se digitalizadas e so consultadas por meio de sistema informatizado de pesquisa.
Dimenso/Suporte Iconogrfico: 245 fotografias;
Textual: 0,50 metros lineares.
Consultar tambm Inventrio do Fundo Arthur Bernardes - AB
Inventrio do Fundo Arthur Bernardes Filho INVENTARIO_DO_FUNDO_ARTHUR_BERNARDES_FILHO.pdf