Guia de Fundos e Colees
Gerar PDF da Ficha Descritiva
Inventrio do Fundo Camillo Filinto Prates
 Fundo - CAMILLO FILINTO PRATES
Arquivos relaciona Pesquisar
Nvel de descrio Fundo
Origem Privada
Cdigo CFP
Datas-limite 1885 - 1925
Histrico/Biografia Camillo Filinto Prates nasceu em Gro Mogol (MG), no dia 29 de dezembro de 1859, e faleceu em Belo Horizonte (MG), em 13 de dezembro de 1940.
Estudou Humanidades em Ouro Preto e, em 1880, iniciou a carreira de professor de Matemtica e Cincias Fsicas e Naturais na Escola Normal de Montes Claros, cidade onde tambm militou no jornalismo.
Foi Deputado Provincial entre 1882 e 1889. Aps a proclamao da Repblica, foi nomeado Presidente da Intendncia Municipal de Montes Claros, cargo que exerceu at 1891, quando foi eleito Deputado Estadual Constituinte para a 1 Legislatura, entre 1891 a 1895. Fez parte da Comisso dos Onze, que revisou o projeto da Constituio mineira. Integrou, ainda, a comisso incumbida de formular os projetos de lei relativos mudana da Capital do Estado, de Ouro Preto para Belo Horizonte. Em 1895, elegeu-se novamente Deputado Estadual e, em 1899, Senador Estadual. No ano de 1907, foi nomeado inspetor tcnico de ensino. Em 1909, foi eleito Deputado Federal, cargo que ocupou at 1934.
No Imprio, pertenceu ao Partido Liberal, na Repblica, ao Partido Republicano Mineiro (PRM).
Contedo O acervo composto por correspondncias de natureza pessoal e poltica, pedidos diversos e agradecimentos. Os documentos abordam assuntos diversos, tais como: eleies, Partido Republicano e comentrios sobre a repblica.
Sistema de arranjo Os documentos encontram-se organizados cronologicamente de acordo com as seguintes funes: deputado, presidente de Intendncia de Montes Claros e senador.
Instrumentos de pesquisa Inventrio do Fundo Camillo Filinto Prates.
Condies de acesso A pesquisa feita atravs dos originais.
Dimenso/Suporte Textual: 0,10 metros lineares.
Consultar tambm Inventrio do Fundo David Moretzsohn Campista - DMC
Inventrio do Fundo Assemblia Legislativa Provincial - AL
Inventrio do Fundo Cmara dos Deputados - CD
Inventrio do Fundo Senado Mineiro - SM
Inventrio do Fundo Camillo Filinto Prates INVENTARIO_DA_COLECAO_CAMILLO_FILINTO_PRATES.pdf