Guia de Fundos e Colees
Gerar PDF da Ficha Descritiva
Inventrio do Fundo David Moretzsohn Campista
 Fundo - DAVID MORETZSOHN CAMPISTA
Arquivos relaciona Pesquisar
Nvel de descrio Fundo
Origem Privada
Cdigo DMC
Datas-limite 1887 - 1953
Histrico/Biografia David Moretzsohn Campista nasceu na cidade do Rio de Janeiro no dia 22 de janeiro de 1863, filho de Antnio Leopoldo da Silva e Emlia Moretzsohn Campista foi casado com Jovina Campista e faleceu em Copenhague, Dinamarca, a 12 de outubro de 1911. Foi poltico, professor, promotor, advogado, jurista e diplomata.

Formou-se em Cincias Jurdicas e Sociais pela Faculdade de Direito de So Paulo em 1883. Fixou residncia em Rio Preto, Provncia de Minas Gerais, onde advogou, foi Agente Executivo Municipal, exerceu a Promotoria Pblica e organizou o Clube Republicano de Rio Preto. Em 1891, foi nomeado intendente de Rio Preto, onde instalou a primeira tipografia e lanou o primeiro jornal, o Rio Preto.

Foi Deputado Estadual durante o perodo de 1891 a 1892. Assumiu a Secretaria da Agricultura, Comrcio e Obras Pblicas no governo Afonso Pena, durante o perodo de 1892 a 1894. Como secretrio, incentivou o ensino profissional, criou os institutos zootcnicos de Uberaba e Campanha e os institutos agronmicos de Itabira e de Leopoldina. Organizou tambm a Comisso Construtora da Nova Capital e introduziu no Estado 50 mil imigrantes estrangeiros.

Entre 1894 e 1898, dirigiu o servio de imigrao na Europa como comissrio do governo mineiro em Gnova, Itlia. Posteriormente, foi Secretrio das Finanas do Presidente Silviano Brando (1899-1902).
Durante o perodo de 1903 a 1906, exerceu o cargo de Deputado Federal, quando foi o relator do projeto de reforma do Banco da Repblica, depois Banco do Brasil. Renunciou ao mandato para dirigir o Ministrio da Fazenda em 1906.

Em 1910, foi nomeado enviado Extraordinrio e Ministro Plenipotencirio da Noruega e Dinamarca. Transferido para a legao de Paris, no chegou a assumir o cargo, pois faleceu em Copenhague. Alm da atividade poltica, David Moretzsohn dedicou-se pintura e msica.
Contedo O acervo composto por correspondncias e recortes de jornais. A documentao trata de assuntos diversos, tais como: poltica, Clube Republicano, questes internacionais, publicao de livro, construo de Belo Horizonte, nomeao como ministro da Fazenda e posse como secretrio de Estado.
Sistema de arranjo Os documentos encontram-se organizados em 5 (cinco) sries: 1. Promotor pblico, fundador do Clube Republicano, Presidente do Conselho de Intendncia; 2. Deputado e Secretrio da Agricultura; 3. Servio de imigrao; 4. Deputado Federal, Ministro da Fazenda, Secretrio de Finanas; e 5. Recortes de jornais.
Instrumentos de pesquisa Inventrio do Fundo David Moretzsohn Campista;
Sistema informatizado de pesquisa do acervo fotogrfico.
Condies de acesso A pesquisa feita atravs da documentao textual original. A fotografia encontra-se digitalizada e consultada por meio de sistema informatizado de pesquisa.
Dimenso/Suporte Iconogrfico: 01 fotografia;
Textual: 0,20 metros lineares.
Consultar tambm Inventrio do Fundo Secretaria da Agricultura - SA
Inventrio do Fundo Cmara dos Deputados - CD
Notas: A documentao foi doada ao Arquivo Pblico Mineiro pela famlia de David Moretzsohn Campista atravs de Olga C. Moretzsohn, durante a gesto do diretor Joo Gomes Teixeira em 1963.
Inventrio do Fundo David Moretzsohn Campista INVENTARIO_DO_FUNDO_DAVID_MORETZSOHN_CAMPISTA.pdf