Guia de Fundos e Colees
Gerar PDF da Ficha Descritiva
 Fundo - FRANCISCO MAGALHES DO VALLE
Arquivos relaciona Pesquisar
Nvel de descrio Fundo
Origem Privada
Cdigo FMV
Datas-limite 1884 - 1961
Histrico/Biografia Francisco Magalhes do Valle, nasceu em 20 de maro de 1869 na Fazenda So Joaquim, no distrito de Porto das Flores, pertencente cidade de Juiz de Fora (MG).

Msico e compositor, estudou, primeiramente, com seu pai, o flautista Manuel Marcelino do Valle (1839-1903). Comeou a compor aos quatorze anos de idade e, a partir de 1885, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde estudou piano. Suas primeiras obras, escritas sob orientao de Miguel Cardoso, foram a Sonata em D menor e a Mazurca Sentimental. Estimulado pela rpida ascenso profissional, partiu para Frana em setembro de 1887, foi aluno ouvinte do Conservatrio de Paris retornando ao Brasil em 1890.

Francisco Valle passou um curto perodo dando aulas de piano em fazendas da regio de Juiz de Fora, casando-se em 1894 com Maria da Conceio Coimbra, que faleceu em 1903, com a qual teve trs filhos. Um ano aps seu casamento, Francisco Valle transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde viveu como professor de piano.

Foi tambm nomeado membro honorrio do conselho do Instituto Nacional de Msica em 1896, integrando bancas de exames na instituio. Uma doena neurolgica que j se manifestava por essa poca obrigou-o a retornar para Minas Gerais em outubro de 1899, fixando-se em Juiz de Fora. Recuperado de sua doena, Valle casou-se com Petrina Leal, tendo com ela seu quarto filho.

Em 1906 Valle escreveu sua ltima obra completa O Batel da Dor, para dois pianos provavelmente inspirada no trgico naufrgio do navio Aquidaban. Foram localizadas obras musicais de Francisco Valle na Biblioteca do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista, na Diviso de Msica e Arquivo Sonoro da Biblioteca Nacional e na Biblioteca Alberto Nepomuceno da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faleceu em 10 de outubro de 1906.
Contedo Contm documentos pessoais, correspondncia, partituras musicais e documentos iconogrficos.
Sistema de arranjo Os documentos esto organizados em ordem cronolgica e agrupados nas seguintes sries:

SRIE 1: Documentos Pessoais
SRIE 2: Correspondncia
SRIE 3: Composies de Francisco Magalhes do Valle
SRIE: 4 Composies de outros autores
SRIE 5: Composies de autores no identificados
SRIE 6: Iconografia
Instrumentos de pesquisa Inventrio analtico
Condies de acesso A pesquisa aos documentos textuais feita atravs dos originais e a documentao iconogrfica por meio de sistema informatizado de pesquisa.
Dimenso/Suporte Textual: 0,18 metros lineares e 15 documentos iconogrficos
Notas: A Secretaria de Estado de Cultura publicou a srie Patrimnio Arquivstico-Musical Mineiro, volume 3, dedicada a Francisco Magalhes do Valle.

As partituras esto disponveis no site: http://www.cultura.mg.gov.br/pamm/site.html e na biblioteca do Arquivo Pblico Mineiro.
Legenda: C-FVPAMM = Composio - Francisco Valle Patrimnio Arquivstico Musical Mineiro.

Os documentos foram acumulados pelo titular e familiares, e doados ao Arquivo Pblico Mineiro por Eyer do Valle e Alberto Albuquerque Silva do Valle, em 2008.

Existem documentos com data posterior ao falecimento do titular.