Arquivo Pblico Municipal

Arquivos Pblicos Municipais de Minas Gerais

A poltica de arquivos do Estado de Minas Gerais foi sancionada em 11 de janeiro de 2011 por meio da Lei 19.420. Esta poltica compreende as aes do Estado relacionadas com a produo, a classificao, o uso, a destinao, o acesso e a preservao de arquivos pblicos e privados, estabelecendo objetivos que buscam conjugar o papel do Estado e da sociedade na sua implementao.


Dentre os objetivos da poltica estadual de arquivos, podemos destacar alguns, como: fortalecer a rede de instituies arquivsticas pblicas; contribuir para a constituio e a preservao da memria estadual e nacional; apoiar tecnicamente a constituio e a manuteno de arquivos nos municpios; estimular a participao da sociedade na constituio de arquivos pblicos e privados de interesse social.


O mdulo Arquivos Pblicos Municipais de Minas Gerais foi idealizado para apoiar os municpios mineiros na tarefa de constituio e manuteno de arquivos municipais. Esse mdulo est estruturado em duas vertentes: uma para divulgao de textos que abordam as questes legais e de carter terico-metodolgico e uma segunda para abrigar a ficha de cadastramento dos arquivos municipais do Estado, que permitir a construo de um banco de dados on-line contendo informaes sobre os referidos arquivos.


A manuteno de um cadastro atualizado de arquivos municipais do Estado um desafio para todos ns Arquivo Pblico Mineiro e instituies arquivsticas municipais. Cadastre e/ou atualize os dados sobre o seu arquivo.