Crditos

Histrico


O Arquivo Pblico Mineiro APM uma superintendncia da Secretaria de Estado de Cultura responsvel por planejar e coordenar a gesto de documentos, executar o recolhimento, a organizao e a preservao de documentos provenientes do Poder Executivo de Minas Gerais e dos arquivos privados de interesse pblico e social.

O Arquivo a mais antiga Instituio cultural de Minas Gerais. Criado em Ouro Preto, pela lei n 126 de 11 de julho de 1895, tinha como atribuies receber, conservar e classificar os documentos referentes ao direito pblico, legislao, administrao, histria e geografia e s manifestaes do movimento cientfico, literrio e artstico do Estado. Era responsvel, ainda, pelo recolhimento, guarda e classificao de pinturas, esculturas e mobilirio de valor artstico ou histrico.

Em 1895, foi nomeado diretor do APM, Jos Pedro Xavier da Veiga que se dedicou constituio e organizao do Arquivo. Nesse perodo foi tambm, criada a Revista do Arquivo Pblico Minero que se mantm at os dias de hoje.

Em 1901, o APM foi anexado Secretaria do Interior e transferido de Ouro Preto para Cidade de Minas, atual Belo Horizonte. A casa que hoje abriga a Instituio, localizada na Av. Joo Pinheiro, foi construda em 1897 pela Comisso Construtora da Nova Capital para servir de residncia ao secretrio das Finanas. Em 1938, essa casa at ento ocupada pela Prefeitura de Belo Horizonte, passou a servir de sede do APM.

Durante sua trajetria, o APM esteve, ainda, subordinado Secretaria de Educao e Secretaria de Governo e, desde 1983, est subordinado Secretaria de Estado de Cultura.

O Arquivo Pblico Mineiro tem sob sua guarda a documentao pblica proveniente de rgos do Poder Executivo da Capitania, Provncia e Estado e do Legislativo Provincial e Estadual at 1935. Com a reabertura da Assemblia Legislativa do Estado de Minas Gerais em 1947, aps o perodo ditatorial, o APM, deixa ento de recolher os documentos produzidos pelo Legislativo Estadual.

Entre 1994 e 2011, as aes do poder pblico relacionadas com a atividade arquivstica ficaram inseridas no mbito da poltica estadual de cultura. Em 11 de janeiro de 2011, com a promulgao da Lei 19.420, o Estado de Minas Gerais passou a contar com uma lei especfica, que estabeleceu a poltica estadual de arquivos. Essa poltica compreende as aes do Estado relacionadas com a produo, a classificao, o uso a destinao, o acesso e a preservao de arquivos pblicos e privados considerados de interesse pblico e social. O Arquivo Pblico Mineiro responsvel pela implementao e acompanhamento da poltica estadual de arquivos no mbito do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais.

O acervo do Arquivo Pblico Mineiro constitudo de documentos manuscritos, impressos, mapas, plantas, fotografias, gravuras, filmes, livros, folhetos e peridicos. So documentos de origem pblica referentes Administrao Pblica de Minas Gerais produzidos desde o sculo XVIII, perodo colonial brasileiro at o sculo XXI e de documentos de origem privada de interesse pblico e social.

O APM dispe de uma biblioteca especializada em histria de Minas Gerais e arquivologia e uma coleo de obras consideradas raras ou preciosas, publicadas entre os sculos XVI e XX.

O Arquivo Pblico Mineiro recebe visitas tcnica e de grupos interessados em conhecer a Instituio nas quais so apresentados seu histrico, seu trabalho, suas instalaes e uma amostra da variedade do seu acervo. O agendamento pode ser feito pelo e-mail daip.apm@secult.mg.gov.br.

O horrio de atendimento de segunda a sexta-feira das 9h s 17h.

Acesse o vdeo institucional.