Guia de Fundos e Colees
Gerar PDF da Ficha Descritiva
Inventrio do Fundo Walter Euler
 Fundo - WALTER EULER
Arquivos relaciona Pesquisar
Nvel de descrio Fundo
Origem Privada
Cdigo WE
Datas-limite 1928 - 1937
Histrico/Biografia Walter Euler nasceu em Sapucaia (RJ) em 18 de janeiro de 1896. Filho do Engenheiro Carlos Euler e Isabel da Veiga Euler. Estudou com os jesutas em Nova Friburgo, formou-se Engenheiro pela Escola Politcnica do Rio de Janeiro (1919).
Foi praticante tcnico da Estrada de Ferro Central do Brasil, Engenheiro Ajudante de Residente da antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas e, posteriormente, Engenheiro Residente. Integrou a Comisso de Recebimento, junto a American Bridge Co; da Superestrutura da Ponte Ferroviria sobre o Rio Paran, integrou a Comisso de Estradas sobre o Rio So Francisco e construiu a linha Arax-Uberaba.
Projetou e construiu a Penitenciria Agrcola de Neves, no perodo de 1928, depois da inaugurao em 1937, permaneceu na direo, at janeiro de 1938. Em 1936, fez um estudo sobre O aproveitamento do Rio So Francisco. Em 1942 iniciou as atividades como empreiteiro. Em 1949 elaborou um anteprojeto da Ponte Rio-Niteri; projetou e executou um modelo de dormente de concreto.
Em 1960 foi professor de Astronomia de Campo e Geodsia e de assistente da cadeira de Topografia na Escola de Minas de Ouro Preto. Foi membro do Instituto Histrico e Geogrfico de Minas Gerais, a convite de Dermeval Jos Pimenta.
Publicou vrios artigos e obras, dentre os quais destacamos: Desenvolvimento Rodovirio. in O Agricultor(1930); Continuidade Dinmica(1931); Economia de Transportes. in Observador Econmico(1940); Um Ponto de Vista; Situao dos Transportes no Brasil (1954); Novos e Velhos Mitos (1965); Cartas Platnicas (1968); O Homem e o Trabalho (1981). Faleceu em 30 de junho de 1975.
Contedo O acervo textual compreende os documentos pessoais e documentos administrativos referente Penitenciria Agrcola e Industrial de Ribeiro das Neves, como: expediente interno, correspondncias, projetos, propostas, despesas, oramentos. O acervo bibliogrfico composto por recortes de jornais e livros. O acervo iconogrfico formado por fotografias e o cartogrfico por projetos arquitetnicos.
Sistema de arranjo Srie 1: Documentos Pessoais
Srie 2: Produo Intelectual
Subsrie 2.1: Escritos do titular
Subsrie 2.2: Escritos de outros autores
Srie 3: Documentos relativos Penitenciria Agrcola e Industrial de Ribeiro das Neves
Subsrie 3.1: Expediente Interno
Subsrie 3.2: Correspondncias
Srie 4: Recortes de Jornais
Srie 5: Cartografia
Srie 6: Iconografia
Instrumentos de pesquisa Inventrio do Fundo Walter Euler e Sistema informatizado de pesquisa (SIAAPM).
Condies de acesso A pesquisa feita atravs do Sistema informatizado de pesquisa (SIAAPM) e dos originais.
Dimenso/Suporte Documentos textuais: (1 cx - 0,8 cm), 27 fotografias, 3 plantas e 2 livros
Consultar tambm Inventrio do Fundo Secretaria do Interior
Notas: Os documentos foram doados por Priscila Euler Freire de Carvalho, filha do titular, em 17 de setembro de 2007.
Existe documento posterior morte do titular.
Inventrio do Fundo Walter Euler INVENTARIO_DO_FUNDO_WALTER_EULER.pdf