Crditos

Sia

A Secretaria de Estado de Cultura e o Arquivo Pblico Mineiro, no intuito de democratizar a consulta aos acervos documentais de Minas Gerais, apresentam o Sistema Integrado de Acesso do Arquivo Pblico Mineiro - SIAAPM.

Trata-se de uma base informatizada onde informaes bsicas sobre o acervo e parte dos documentos do APM que j esto em meio eletrnico. Este sistema tem por finalidade facilitar a pesquisa, seja na sede da Instituio ou atravs da Internet.

No SIA j esto disponveis, para consulta, instrumentos de pesquisa, milhares de documentos (manuscritos, iconogrficos, cartogrficos, filmogrficos), a coleo da centenria Revista do Arquivo Pblico Mineiro e milhares de fichas catalogrficas dentro da Plataforma Hlio Gravat, entre outros. Atualmente, cerca de 5,0% do acervo do APM est disponibilizado integralmente no SIAAPM. A instituio tem como meta inserir anualmente novos fundos e colees, acervos documentais e bibliogrficos no sistema.

A digitalizao de acervos e os sistemas de gerenciamento de documentos arquivsticos tm provocado significativa transformao no universo da Arquivstica. No Brasil, a dcada de 1990 ficou marcada pela forte mobilizao de instituies arquivsticas com o objetivo de realizar projetos voltados para a digitalizao de acervos.

As polticas pblicas de democratizao da informao reafirmaram o compromisso do Arquivo Pblico Mineiro de disponibilizar de forma ampla o seu acervo documental populao. Apesar de o acesso estar garantido aos consulentes que o fizerem de forma presencial, restava o desafio de torn-lo efetivo tambm queles que estivessem geograficamente distantes, dispersos no vasto territrio do Estado de Minas Gerais e do Brasil, como tambm no exterior.

O APM vem desenvolvendo projetos de digitalizao desde 1999, quando incluiu em seu plano diretor um programa voltado para informatizao dos processos de descrio arquivstica e acesso. Na fase inicial, optou-se por priorizar as colees mais sensveis a fatores de degradao, documentos mais acessados e os acervos de guarda compartilhada ou dispersos em vrias instituies, como no caso das Cmaras Municipais.

Em outubro de 2007 foi inaugurado oficialmente o Sistema Integrado de Acesso do Arquivo Pblico Mineiro SIAAPM, fortalecido por um cenrio de profundas modificaes tecnolgicas, com grande destaque para a poltica nacional de ampliao do acesso ao computador para a populao e a consolidao da internet como plataforma global de publicao de informao. O SIAAPM um sistema de informao multimdia em estrutura modular, idealizado dentro das normas que regem a descrio arquivstica, reunindo os instrumentos de pesquisa e, de forma gradativa, os conjuntos documentais sob guarda do APM.

Em 2013 foi implementado um novo projeto grfico buscando conciliar a identidade visual do APM com melhorias de navegao e de visualizao dos acervos. A tela principal ganhou movimento com o recurso de banners que se alternam dando destaque para os acervos que entraram no sistema recentemente. Alm disso, os mdulos acervo fotogrfico, hoje iconogrfico e o imagem em movimento, passaram por reformulao, permitindo aos pesquisadores visualizarem as fotos em miniaturas, assim como ter acesso imagem e s informaes da ficha de identificao sem a necessidade de usar a barra de rolagem. Essas melhorias tornaram a navegao mais confortvel e intuitiva e agilizaram a pesquisa.

O SIAAPM nesse ano de 2013, conta com um acervo documental disponibilizado em torno de 1.000.000 de imagens. Em 2012 foram contabilizados 272.765 acessos, nmero esse que vem crescendo em decorrncia dos projetos e convnios com vrias instituies que tm por objetivo a digitalizao e disponibilizao de novos acervos no sistema.