Guia de Fundos e Colees
Gerar PDF da Ficha Descritiva
 Fundo - DERMEVAL JOS PIMENTA
Arquivos relaciona Pesquisar
Nvel de descrio Fundo
Origem Privada
Cdigo DJP
Datas-limite 1911 - 1988
Histrico/Biografia Dermeval Jos Pimenta nasceu em So Joo Evangelista, distrito do municpio de Peanha, em 6 de fevereiro de 1893.

Filho de Josefina de Carvalho Pimenta e de Cornlio Jos Pimenta, Coronel da Guarda Nacional e figura de destaque na sociedade mineira no sculo XIX. Casou-se com Lcia Pinheiro Pimenta, filha de Joo Pinheiro da Silva, o que contribuiu para solidificar sua influncia poltica e social.

Sua formao aconteceu no Seminrio de Diamantina, referncia durante o sculo XIX, por onde tambm passaram outros polticos de destaque no cenrio mineiro e nacional como Juscelino Kubitschek de Oliveira. Sua experincia acadmica desenvolveu-se na Escola de Minas de Ouro Preto, onde recebeu o diploma de Engenheiro de Minas e Civil no ano de 1918. tambm relevante citar a conquista do ttulo de Economista Profissional concedido pelo Conselho Federal de Economistas Profissionais, em 1966, por motivo das diversas publicaes e estudos que desenvolveu nesta rea.

Iniciou a carreira de engenheiro na Estrada de Ferro Central do Brasil, em 1919, ocupando o cargo de engenheiro auxiliar de construo do ramal de Mariana a Ponte Nova. Em 1921, assumiu o posto de engenheiro presidente e engenheiro-chefe da construo da Estrada de Ferro Paracatu, em Minas Gerais.
Promoveu, durante a dcada de 1920, a construo da usina hidreltrica da cachoeira de So Nicolau, em sua cidade natal, onde tambm instalou o servio de iluminao pblica, ocupando a presidncia da Companhia Fora e Luz Evangelistana. Na ocasio, militou por algum tempo na poltica local, tendo chegado a eleger-se Agente Executivo Municipal.

Tambm desempenhou as funes de engenheiro fiscal das obras de remodelao da estncia hidromineral de Poos de Caldas e foi engenheiro residente de estradas de rodagem no sul do Estado de 1928 a 1931.
Durante o governo de Olegrio Maciel (1930-1933), foi criada a Rede Mineira de Viao RMV, onde Dermeval Jos Pimenta ingressou em 28 de maro de 1931 como engenheiro residente, em Barra Mansa Rio de Janeiro. Ainda neste rgo, foi engenheiro-chefe dos Departamentos Comercial, de Contabilidade e de Transporte em 1934, chegando ao cargo de diretor no ano de 1937, no qual permaneceu at 1943.

Outra conquista de sua carreira profissional e poltica foi sua posse frente da Secretaria Estadual da Viao e Obras Pblicas por nomeao do Governador Benedito Cordeiro dos Campos Valadares, com um mandato de dois anos, de abril de 1943 a novembro de 1945.
O pice da carreira de Dermeval Jos Pimenta foi alcanado em 1946, por conta de sua nomeao, pelo presidente Eurico Gaspar Dutra, para a presidncia da Companhia Vale do Rio Doce CVRD, onde conseguiu levantar recursos financeiros significativos junto ao governo federal, para que a empresa pudesse dar continuidade a suas atividades. Dermeval Jos Pimenta permaneceu na CVRD at o ano de 1951, sendo um dos responsveis pela sua nacionalizao.
Assumiu novamente a direo da Rede Mineira de Viao no ano de 1951, a convite do governador Juscelino Kubitschek.

Neste perodo foi convocado pelo governo, em 1956, a visitar a feira permanente de Hannover na Alemanha, bem como suas usinas siderrgicas e automobilsticas, com o objetivo de buscar investimentos estrangeiros para o estado de Minas Gerais. Tambm percorreu, a convite de industriais da Frana e da Itlia, as usinas siderrgicas e as fbricas de material ferrovirio destes pases. No mesmo ano, foi designado pelo Governo de Minas a integrar a comisso mista nipo-brasileira para conhecer as indstrias siderrgicas do Japo, buscando apoios tcnico e financeiro para a instalao da USIMINAS.

Em 1959, como diretor superintendente da Rede Mineira de Viao, recebeu uma bolsa de estudos, patrocinada pela International Cooperation Administration I.C.A. para visitar, nos Estados Unidos, as estradas de ferro e as indstrias de fabricao de material ferrovirio, rodante e de trao.
No decorrer da dcada de 1960, acumulou cargos relevantes como a presidncia da Companhia de Aos Especiais de Itabira (ACESITA), a direo do setor financeiro da Giustina do Brasil S/A (1966) e da Companhia de Cermica Joo Pinheiro, em Caet.

Dermeval Jos Pimenta tambm foi scio fundador da Sociedade Mineira de Engenheiros SME - onde exerceu os cargos de vice-presidente e presidente dos Conselhos Consultivo e Deliberativo.
Alm da atuao no cenrio poltico-econmico do Estado, Dermeval Jos Pimenta tambm deixou sua contribuio em organizaes culturais como o Conselho Estadual de Cultura e o Instituto Histrico e Geogrfico de Minas Gerais, dos quais assumiu a presidncia no ano de 1968. Nestas instituies incentivou e desenvolveu projetos e discusses que contriburam para a formao da identidade de Minas Gerais. importante ressaltar, ainda, que Dermeval Jos Pimenta foi um intelectual de vanguarda no que diz respeito aos estudos sobre a Estrada Real, a qual era tratada por Caminhos de Minas Gerais.
Como escritor publicou diversos trabalhos, entre eles: Angra dos Reis (1933); Os mineiros do sul fluminense (1934); A revoluo das estradas de Minas Gerais (1944); O minrio de ferro na economia nacional (1950); A posio do engenheiro na revoluo social do Brasil (1953); Aspectos econmicos de Minas Gerais; Transporte de Minrio, em larga escala, do centro de Minas ao litoral (1953); Posio de Minas Gerais na exportao de minrio de ferro (1955); Estradas de ferro eletrificadas do Brasil (1957); Conselheiro Cristiano Benedito Otoni; A mata do Peanha, sua histria e sua gente; Implantao da grande siderurgia em Minas Gerais e Transporte de matrias-primas e produtos siderrgicos (1957) e A Vale do Rio Doce & sua histria (1981). Faleceu em 1991 em Belo Horizonte (MG).

Fonte: MONTEIRO, Norma Gos de (coord.), Dicionrio Biogrfico de Minas Gerais perodo republicano 1889-1991 V. 2 Assemblia Legislativa do Estado de Minas Gerais Belo Horizonte (MG).
Contedo O fundo est organizado em seis sries que abrangem documentos textuais, recortes de jornais, mapas e fotografias que registram a trajetria de Dermeval Jos Pimenta tanto no que se refere sua vida pessoal quanto s suas realizaes como profissional e intelectual. O acervo textual composto, em sua maioria, por documentos referentes sua trajetria profissional tais como discursos, correspondncias, atas, relatrios, processos e recortes de jornais referentes a sua passagem pela Secretaria de Viao e Obras Pblicas, Rede Mineira de Viao, Companhia Vale do Rio Doce e Acesita. H, tambm, uma variedade de documentos produzidos ao longo de sua trajetria intelectual como pesquisas genealgicas e biogrficas, memrias da atividade mineradora e de instituies culturais, como o Instituto Histrico e Geogrfico de Minas Gerais e o Conselho Estadual de Cultura, e discursos pronunciados em eventos acadmicos e empresariais. Os documentos iconogrficos so compostos por cerca mil seiscentas fotografias que registram a atividade mineradora - extrao, transporte, maquinrio e siderurgia - eventos polticos e sociais, viagens, visitas tcnicas e de inspeo e lembranas pessoais. H, tambm, duzentos slides que mostram cidades e locais de destaque na Histria de Minas Gerais no perodo colonial e que apresentam os Caminhos de Minas Gerais que integram a Estrada Real. A maior parte das imagens abrange as dcadas de 50 a 70, perodo de grande investimento na produo da indstria nacional de base. O acervo possui, ainda, grficos e mapas referentes produo e exportao de minrio e Estrada de Ferro Vitria-Minas.
Sistema de arranjo SRIE 1: VIDA PESSOAL
SUBSERIE 1.1: DOCUMENTOS PESSOAIS
SUBSERIE 1.2: CONTABILIDADE
SUBSERIE 1.3: CORRESPONDNCIAS
SUBSERIE 1.4: HOMENAGENS


SRIE 2: PRODUO INTELECTUAL
SUBSERIE 2.1: INSTITUTO HISTRICO E GEOGRFICO DE MINAS GERAIS
SUBSERIE 2.2: CONSELHO ESTADUAL DE CULTURA
SUBSERIE 2.3: ATIVIDADES DE PESQUISA
SUBSERIE 2.4: CAMINHOS DE MINAS
SUBSERIE 2.5: ESCRITOS DO TITULAR
SUBSERIE 2.6: ESCRITOS DE TERCEIROS

SRIE 3: TRAJETRIA FUNCIONAL
SUBSERIE 3.1: SECRETARIA DE VIAO E OBRAS PBLICAS
SUBSERIE 3.2: REDE MINEIRA DE VIAO
SUBSERIE 3.3: COMPANHIA VALE DO RIO DOCE
SUBSERIE 3.4: ACESITA

SRIE 4: RECORTES DE JORNAL
SRIE 5: CARTOGRAFIA
SRIE 6: ICONOGRAFIA
SUBSERIE 6.1: VIDA PESSOAL
SUBSERIE 6.2: PRODUO INTELECTUAL
SUBSERIE 6.3: TRAJETRIA FUNCIONAL
Instrumentos de pesquisa Inventrio do Fundo Dermeval Jos Pimenta e sistema informatizado de pesquisa (SIAAPM).
Dimenso/Suporte O arquivo pessoal Dermeval Jos Pimenta composto por 2,86 metros lineares de documentos textuais, 1648 fotografias e 200 slides - que compem um conjunto de documentos iconogrficos - e 5 mapas.
Consultar tambm Fundo Arquivo Pblico Mineiro
Fundo Secretaria de Agricultura
Fundo Secretaria de Viao e Obras Pblicas.
Notas: Os documentos foram doados por Josefina Lcia Pimenta Lobato de Mello em 13 de novembro de 1991 e 2008. A organizao desse fundo foi concluda em 2008.