Guia de Fundos e Colees
Gerar PDF da Ficha Descritiva
Inventrio da Coleo Waldemar de Almeida Barbosa
 Coleo - WALDEMAR DE ALMEIDA BARBOSA
Arquivos relaciona Pesquisar
Nvel de descrio Coleo
Origem Privada
Cdigo WAB
Datas-limite 1964
Histrico/Biografia Waldemar de Almeida Barbosa nasceu em Dores do Indai, em 23 de outubro de 1907. Filho do major Eduardo Jos de Almeida e de Dona Honorina de Almeida Barbosa. Foi Professor, Historiador, Escritor e Compositor de hinos.
Foi membro de vrios Institutos Histricos e Academias de Letras entre eles: o Instituto Histrico e Geogrfico de Minas Gerais; scio honorrio do Instituto Histrico e Geogrfico de So Paulo, scio do Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro, do Instituto Histrico e Geogrfico do Rio de Janeiro, do Instituto Histrico e Geogrfico do Paran e dos congneres de Niteri, de So Joo Del Rei, de Juiz de Fora e de Tiradentes.
Membro da Academia Norte Rio-Grandense de Letras de Natal, e das Academias de Letras de Mossor, de Mariana, de Divinpolis, de So Joo Del Rei e tambm scio da Sociedade Brasileira de Geografia, da Sociedade Brasileira de Cartografia do Rio de Janeiro e do Instituto Genealgico Brasileiro de So Paulo. O professor Waldemar foi agraciado com vrias comendas, entre elas a Medalha Cidade de Tiradentes, a Insgnia da Inconfidncia, a Grande Medalha da Inconfidncia, a Medalha Santos Dumont, a Medalha do Sesquicentenrio de Diamantina, todas elas conferidas pelo governo de Minas Gerais. Em So Paulo, ele agraciado com o Colar de Pedro I, conferido pelo governo de So Paulo; Medalha Dr. Peter Lund, conferida pela prefeitura de Lagoa Santa e outras.
Publicou vrios livros, entre eles: "A Bandeira de Minas Gerais", "A verdade sobre Tiradentes", "Tiradentes Patrono Cvico do Brasil", "O Tringulo na Bandeira Tiradentes", "A Capitania de Minas Gerais", "Geografia Humana e Econmica do Brasil", "A Cmara dos Deputados como fator da Unidade Nacional", "A Histria de Minas" (em 3 volumes), "O Aleijadinho de Vila Rica", "A verdade sobre Cludio Manoel da Costa", " Pequena Histria da Polcia Militar de Minas" e outros.
Recebeu vrios prmios, entre eles o Prmio Poder Legislativo, conferido em 1976, pela Cmara dos Deputados; o Prmio Joo Ribeiro, conferido pela Biblioteca do Exrcito e Secretaria do Ministrio do Exrcito pelo trabalho Nomenclatura Gramatical Brasileira; o Prmio Slvio Romero, conferido pelo Ministrio da Educao pelo trabalho Congado do Oeste Mineiro e outros.
Alm de professor e diretor de estabelecimentos de ensino, Waldemar de Almeida Barbosa exerceu vrios outros cargos e funes. Ele foi Secretrio Geral da Revista de Histria e Arte de Belo Horizonte; Secretrio Geral do Instituto Histrico e Geogrfico de Minas Gerais, onde promoveu vrios cursos de Histria de Minas, ministrado em 1973. Faleceu em 04 de dezembro de 2000. (Fonte Associao de Amigos de Dores do Indai).
Contedo Coleo composta por documentos relativos ao golpe militar de 1964.
Sistema de arranjo Listagem em ordem cronolgica.
Instrumentos de pesquisa Inventrio da Coleo Waldemar de Almeida Barbosa
Condies de acesso A pesquisa feita atravs da documentao original.
Dimenso/Suporte Textual: 0,10 metros lineares.
Notas: Essa documentao estava inserida anteriormente na Coleo APM.
Inventrio da Coleo Waldemar de Almeida Barbosa INVENTARIO_DA_COLECAO_WALDEMAR_DE_ALMEIDA_BARBOSA.pdf