Guia de Fundos e Colees
Gerar PDF da Ficha Descritiva
Inventrio do Fundo Theophilo Feu de Carvalho
 Fundo - THEOPHILO FEU DE CARVALHO
Arquivos relaciona Pesquisar
Nvel de descrio Fundo
Origem Privada
Cdigo TFC
Datas-limite 1849 - 2003
Histrico/Biografia Theophilo Feu de Carvalho nasceu em Mariana, em 15 de janeiro de 1872 e faleceu em 8 de setembro de 1946, aos 74 anos. Filho do tabelio Pedro dAlcntara Feu de Carvalho e de Maria da Cruz Pereira Feu, foi casado com Alzira Numan Feu de Carvalho com quem teve sete filhos.

Estudou no Colgio Caraa e diplomou-se em Direito, em 1910, na cidade de Ouro Preto. Foi Segundo Oficial do Arquivo Pblico Mineiro e diretor nos perodos de 1920 a 1922, 1926 a 1927 e 1933 a 1936.
Como diretor e funcionrio do Arquivo Pblico Mineiro publicou a Revista do Arquivo Pblico Mineiro ano XIX -1921 e ano XX -1933, depois de oito anos sem circular. Reeditou, em 1934, os quatro fascculos da Revista, do ano I, de 1896. Alm de autor de algumas matrias na Revista, organizou, em 1914, o ndice Geral da Revista - 1896 a 1913, e transcreveu documentos e ndices dos livros, do nmero 1 ao nmero 10, da Secretaria de Governo da Capitania.

Nos jornais Minas Gerais e Estado de Minas publicou diversos artigos, sobre histria de Minas. Dentre as obras de sua autoria como historiador destaca-se: Reminiscncias Histricas de Vila Rica; Ementrio da Histria de Minas (Felipe dos Santos na Sedio de Vila Rica); O Aleijadinho - Polmicas e Miscelneas Histricas; Pontes e Chafarizes de Vila Rica de Ouro Preto; Ocorrncias em Pitangui (1712/1721); Comarcas e Termos (1709/1715); ndice Geral da Revista do Arquivo Pblico Mineiro; Caminhos e roteiros nas capitanias de Rio de Janeiro, So Paulo e Minas; O Coronel Antnio de Oliveira Leito Histria da Capitania de So Paulo; Vila Rica.
Contedo O acervo constitudo de documentos pessoais, correspondncias, textos, estudos, artigos publicados em jornais e na Revista do Arquivo Pblico Mineiro referentes histria de Minas incluindo criticas e debates entre historiadores, livros e fotografias que ilustraram obras de Feu de Carvalho, trabalhos como funcionrio e diretor do APM como catlogos e ndices de documentos do acervo.
Sistema de arranjo O acervo est organizado em 4 sries:
Srie 1: Documentao Textual
Srie 2: Recorte de Jornais
Srie 3: Publicaes
Srie 4: Fotografias
Instrumentos de pesquisa Inventrio do Fundo Theophilo Feu de Carvalho
Banco de dados de fotografias
Condies de acesso A pesquisa aos documentos textuais feita atravs dos originais e as fotografias pelo sistema informatizado de pesquisa (SIAAPM).
Dimenso/Suporte 0,4 metros lineares 5 caixas 31 fotografias e 18 livros.
Consultar tambm Inventrio do Fundo Arquivo Pblico Mineiro
ndice da Revista do Arquivo Pblico Mineiro
Inventrio da Secretaria do Interior
Notas: A documentao foi doada ao Arquivo Pblico Mineiro em 2007 pela neta do titular Leila Feu Alves Pereira. Existe documento posterior morte do titular.
Inventrio do Fundo Theophilo Feu de Carvalho INVENTARIO_DO_FUNDO_THEOPHILO_FEU_DE_CARVALHO.pdf