Guia de Fundos e Colees
Nveis inferiores
Gerar PDF da Ficha Descritiva
Inventrio do Fundo Arthur Bernardes
 Fundo - ARTHUR DA SILVA BERNARDES
Arquivos relaciona Pesquisar
Nvel de descrio Fundo
Origem Privada
Cdigo AB
Datas-limite 1898 - 1975
Histrico/Biografia Arthur da Silva Bernardes nasceu em Viosa (MG) no dia 8 de agosto de 1875 e faleceu no dia 23 de maro de 1955, no Rio de Janeiro.
Em 1887, iniciou os estudos secundrios no Colgio do Caraa. Porm, teve que interromp-los devido crise econmico-financeira ocorrida aps a abolio da escravatura de 1888.
Em 1894, matriculou-se no externato do Ginsio Mineiro, em Ouro Preto. Posteriormente, matriculou-se como aluno ouvinte no primeiro ano da Faculdade Livre de Direito de Minas Gerais e, como acadmico de Direito, participou de vrios movimentos estudantis. Arthur Bernardes concluiu o curso na Faculdade de Direito de So Paulo em 1900.
Casou-se com Cllia Vaz de Melo, filha do Senador Carlos Vaz de Melo, chefe poltico de Viosa, no ano de 1903. Aps a morte do sogro, em 1904, Bernardes assumiu o comando da poltica municipal e tambm a direo do jornal Cidade de Viosa. Sua ascenso poltica foi rpida. Pelo Partido Republicano Mineiro (PRM), foi eleito Deputado Estadual, Deputado Federal e nomeado Secretrio das Finanas do Estado de Minas Gerais. Foi Presidente de Minas de 1918 a 1922, perodo em que fortaleceu a economia e a poltica mineira e reformulou o PRM.
Como homem forte do partido e do sistema, tornou-se Presidente da Repblica em 1922. Durante a sua campanha presidncia destaca-se o episdio das cartas falsas a ele atribudas, com a finalidade de incompatibiliz-lo com as Foras Armadas. Seu mandato presidencial foi cumprido em ambiente poltico tenso, governando praticamente sob estado de stio e sob a ameaa revolucionria do movimento tenentista. Enfrentou grave crise econmico-financeira, mas reorganizou o crdito bancrio, realizou a reforma do ensino, criou o Conselho Nacional do Trabalho, instituiu lei de imprensa e props uma diviso nos cdigos penal e comercial. Apesar da oposio da sociedade, terminou o seu mandato fiel a seu objetivo de assegurar a qualquer preo a ordem
Ao deixar a presidncia, foi eleito Senador 1927 a 1932 , no tendo completado o segundo mandato em funo das modificaes trazidas pela Revoluo de 1930. Foi um dos lderes da Revoluo Constitucionalista de 1932. Derrotado o movimento, foi preso e exilado em Portugal por dois anos. Anistiado, retornou ao Brasil e foi eleito Deputado Federal at 1937, quando ocorreu o golpe do Estado Novo. Foi um dos signatrios do Manifesto dos Mineiros, em 1943, manifestao contrria ditadura de Vargas. Aps o perodo ditatorial, elegeu-se Deputado Federal.
Em 1948, como Presidente da Comisso de Segurana Nacional, foi encarregado de examinar o tratado firmado no Peru, que criou o Instituto Internacional da Hilia Amaznica. Bernardes, no seu parecer, denunciou o que considerava serem as intenes secretas do tratado. Nacionalista, em seus discursos, alertava a Nao contra o perigo do desmembramento da Amaznia e da perda da soberania nacional.
Pertenceu ao PRM, UDN e ao PR, sendo Presidente das respectivas Comisses Executivas.
Contedo O acervo textual composto por correspondncias e telegramas de natureza pessoal e poltica, relatrios administrativos, documentos pessoais, pareceres, processos, projetos de lei, estudos sobre nacionalizao, resolues, dossis diversos, artigos de jornais, discursos, monografias, panfletos, volantes, folhetos e revistas. A documentao trata de diversos assuntos, tais como: negcios, impostos, colgio dos filhos, campanha poltica, governo, revoltas, revolues e campanha nacionalista.
As fotografias retratam a vida familiar, a trajetria poltica e as comemoraes do centenrio de seu nascimento. Os filmes retratam: viagem do Presidente Arthur Bernardes ao Rio em campanha poltica, sua posse na Presidncia da Repblica, recepo ao Prncipe herdeiro da Itlia, viagem do Prncipe Bahia, posse do Presidente Mello Vianna Presidncia do Estado de Minas e banquete oferecido ao presidente do Chile no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.
Sistema de arranjo A documentao textual encontra-se organizada em 17 (dezessete) sries: 1. Documentao pessoal, 2. Produo intelectual, 3. Panfletos e volantes, 4. Recortes, 5. Deputado Federal (2), 6. Presidente de Minas Gerais, 7. Presidente da Repblica, 8. Senador, 9. Exlio, 10. Deputado Federal (3), 11. Deputado Federal (4), 12. Deputado Federal (5), 13. Diversos, 14. Documentao complementar, 15. Anexo, 16. Folhetos e 17. Peridicos. A srie Recortes est organizada em subsries: 1. Em Pasta (P); 2. Encadernados (E); 3. Avulsos (A).
Instrumentos de pesquisa Inventrio do Fundo Arthur Bernardes;
Sistema informatizado de pesquisa do acervo fotogrfico.
Condies de acesso A pesquisa feita atravs da documentao textual original. As fotografias encontram-se digitalizadas e so consultadas por meio de sistema informatizado de pesquisa.
Dimenso/Suporte Filmogrfico: 11 rolos e 2 Fitas VHS;
Iconogrfico : 1027 fotografias;
Textual: 16,2 metros lineares.
Consultar tambm Inventrio do Fundo Arthur Bernardes Filho - ABF
Inventrio do Fundo Secretaria das Finanas - SF
Inventrio do Fundo Cmara dos Deputados - CD
Inventrio do Fundo Secretaria do Interior - SI
Inventrio do Fundo Secretaria da Agricultura - SA
Notas: A biblioteca do Arquivo Pblico Mineiro possui 55 livros que pertenceram a Arthur Bernardes e que foram doados instituio.
Inventrio do Fundo Arthur Bernardes INVENTARIO_DO_FUNDO_ARTHUR_BERNARDES.pdf