Guia de Fundos e Coleções
Gerar PDF da Ficha Descritiva
Inventário do Fundo Francisco de Assis Barbosa
 Fundo - FRANCISCO DE ASSIS BARBOSA
Arquivos relaciona Pesquisar
Nível de descrição Fundo
Origem Privada
Código FAB
Datas-limite 1956 - 1956
Histórico/Biografia Francisco de Assis Barbosa nasceu em Guaratinguetá (SP), no dia 21 de janeiro de 1914, e faleceu no Rio de Janeiro (RJ), em 8 de dezembro de 1991.

Em 1931, ingressou na Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, depois Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil. Iniciou a atividade de jornalista ainda estudante e trabalhou nos seguintes jornais e revistas: A Noite, A Noite Ilustrada, O Imparcial, Vamos Ler, Carioca, Diretrizes, Revista do Globo, Correio da Manhã, Diário Carioca, Folha da Manhã, de São Paulo, e Última Hora.

Concomitantemente ao jornalismo, exerceu cargos administrativos, técnicos e de assessoria editorial. Dirigiu o Anuário Brasileiro de Literatura, o Centro de Estudos Históricos da Fundação Casa de Rui Barbosa e a Associação Brasileira de Escritores. Foi assessor editorial e redator da enciclopédia BARSA e da coleção dos Anais e Documentos Parlamentares. Elaborou o plano de reestruturação do sistema de arquivos de São Paulo. Trabalhou no Serviço de Documentação da Presidência da República e na Casa Civil, durante o governo de Juscelino Kubitschek.

Em 1968, como professor visitante da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, ministrou o curso de História das Idéias Políticas no Brasil. Foi também membro da Academia Brasileira de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Publicou várias obras, dentre as quais se destacam A vida de Lima Barreto, Retratos de família e Juscelino Kubitschek: uma revisão na política brasileira.
Conteúdo O acervo é composto por correspondências, cartões, circulares e recortes de jornais. A documentação trata de assuntos pessoais; nomeação, atuação e exoneração do cargo de secretário da Casa Civil da Presidência da República; carreira jornalística e visita à redação de diversos jornais e museus.
Sistema de arranjo Os documentos encontram-se organizados em 3 (três) séries: 1. Vida pessoal, 2. Gabinete Civil da Presidência da República e 3. Recortes de jornais.
Instrumentos de pesquisa Inventário do Fundo Francisco de Assis Barbosa.
Condições de acesso A pesquisa é feita através dos originais.
Dimensão/Suporte Textual: 0,10 metros lineares.
Inventário do Fundo Francisco de Assis Barbosa INVENTARIO_DO_FUNDO_FRANCISCO_DE ASSIS_BARBOSA.pdf