Guia de Fundos e Colees
Gerar PDF da Ficha Descritiva
 Fundo - JOO PINHEIRO DA SILVA
Arquivos relaciona Pesquisar
Nvel de descrio Fundo
Origem Privada
Cdigo JP
Datas-limite 1710 - 1966
Histrico/Biografia Joo Pinheiro da Silva nasceu no Serro (MG) no dia 16 de dezembro de 1860 e faleceu em 25 de outubro de 1908, na cidade de Belo Horizonte (MG).
Diplomou-se pela Faculdade de Direito de So Paulo em 1887. Paralelamente aos estudos, dedicou-se a outras atividades, como o jornalismo, o magistrio e a poltica. Joo Pinheiro mudou-se para Ouro Preto, local onde estabeleceu um escritrio de advocacia. Na cidade, foi um dos organizadores do Clube Republicano e, em julho de 1888, liderou a organizao do primeiro Partido Republicano Mineiro, passando a dirigir o seu jornal O Movimento.
Em 1889, candidatou-se ao cargo de Deputado Provincial. No ano seguinte, foi nomeado, pelo Governo Provisrio, Secretrio do Estado de Minas Gerias. Foi o primeiro Vice-Governador do Estado de Minas Gerais, no governo de Cesrio Alvim. Em fevereiro de 1890, substituiu este ltimo na direo do governo mineiro e permaneceu no cargo at julho do mesmo ano, quando renunciou. Aps deixar o governo, elegeu-se Deputado Federal e foi escolhido representante de Minas na Primeira Assemblia Constituinte Republicana.
No ano de 1899, assumiu a presidncia da Cmara Municipal de Caet e exerceu tambm a funo de agente executivo nesta mesma cidade. Em 1903, presidiu o Primeiro Congresso Agrcola, Industrial e Comercial de Minas Gerais. No ano de 1904, foi eleito para o Senado Federal, cargo que exerceu por pouco tempo, pois em 1906, tornou-se Presidente de Minas Gerais.
Como Presidente, dedicou-se principalmente s tarefas administrativas, buscando por em prtica as estratgias que julgava apropriadas para tirar Minas da situao de estagnao econmica em que se encontrava. Empenhou-se tambm na soluo das questes polticas, sociais e educacionais do Estado. Deu incio reforma do ensino primrio e tcnico-profissional, criou a Escola Normal de Belo Horizonte e fundou o Instituto Histrico e Geogrfico de Minas Gerais.
Contedo O acervo composto por recibos, cadernos escolares, cartas, bilhetes, telegramas, discursos, poemas, dossis, artigos, estatutos de sociedades filantrpicas, relatrios sobre cooperativas mineiras, entre outros.
As fotografias retratam momentos de sua famlia, paisagens mineiras e fbrica de cermica fundada e dirigida por Joo Pinheiro.
Sistema de arranjo Os documentos encontram-se organizados em 11 (onze) sries: 1. Documentos pessoais; 2. Correspondncia; 3. Produo intelectual; 4. Diversos; 5. Documentos complementares; 6. Recortes de jornais; 7. Folhetos; 8. Jornais; 9. Livros; 10. Plantas, projetos, prospectos e catlogos; e 11. Fotografias.
Instrumentos de pesquisa Inventrio do Fundo Joo Pinheiro da Silva;
Sistema informatizado de pesquisa do acervo fotogrfico;
Sistema informatizado de pesquisa do acervo cartogrfico.
Condies de acesso A pesquisa feita atravs da documentao original. As fotografias encontram-se digitalizadas e so consultadas por meio de sistema informatizado de pesquisa.
Dimenso/Suporte Iconogrfico: 91 fotografias;
Cartogrfico: 32 plantas, projetos, prospectos e catlogos;
Textual: 2,77 metros lineares.
Consultar tambm Inventrio do Fundo Assemblia Legislativa Provincial - AL
Notas: A documentao foi doada ao Arquivo Pblico Mineiro (APM) por Israel Pinheiro. A organizao do acervo foi feita pela Fundao Joo Pinheiro sob a Coordenao da Professora Maria Juscelina de Faria e a colaborao de funcionrios do APM e da FJP.