Guia de Fundos e Colees
Gerar PDF da Ficha Descritiva
 Coleo - DEPARTAMENTO DE IMPRENSA E PROPAGANDA
Arquivos relaciona Pesquisar
Nvel de descrio Coleo
Cdigo DIP
Datas-limite 1939 - 1945
Histrico/Biografia O Departamento de Imprensa e Propaganda foi criado por decreto presidencial, em dezembro de 1939, com o objetivo de difundir a ideologia do Estado Novo junto s camadas populares. Mas sua origem remonta a um perodo anterior. Em 1931, foi criado o Departamento Oficial de Publicidade, e em 1934 o Departamento de Propaganda e Difuso Cultural (DPDC). J no Estado Novo, no incio de 1938, o DPDC transformou-se no Departamento Nacional de Propaganda (DNP), que finalmente deu lugar ao DIP.
Ao DIP cabia coordenar, orientar e centralizar a propaganda interna e externa, fazer censura ao teatro, cinema e funes esportivas e recreativas, organizar manifestaes cvicas, festas patriticas, exposies, concertos, conferncias e dirigir o programa de radiodifuso oficial do governo Vargas. Vrios estados possuam rgos filiados ao DIP, os chamados "Deips". Essa estrutura altamente centralizada permitia ao governo exercer o controle da informao, assegurando-lhe o domnio da vida cultural do pas.
Devido importncia de suas funes, o DIP acabou se transformando numa espcie de "superministrio". Cabia-lhe exercer a censura s diverses pblicas, antes de responsabilidade da Polcia Civil do Distrito Federal. Tambm os servios de publicidade e propaganda dos ministrios, departamentos e rgos da administrao pblica passaram responsabilidade do DIP.
Entre 1939 e 1942, o Departamento de Imprensa e Propaganda esteve sob a direo de Lourival Fontes, que j dirigira o DPDC e o DNP. Seus sucessores foram o major Coelho dos Reis, de agosto de 1942 at julho de 1943, e o capito Amilcar Dutra de Menezes, que atuou at a extino do rgo, em maio de 1945.
Contedo A coleo composta por fotografias de visitas de Getlio Vargas a Minas Gerais. O presidente aparece acompanhado por Benedito Valadares, Gustavo Capanema, Marechal Dutra e outros, durante manobras militares, inauguraes, desfiles, festas e discursos.
Sistema de arranjo As fotografias esto ordenadas de acordo com a seqncia do lbum original.
Instrumentos de pesquisa Sistema informatizado de pesquisa do acervo fotogrfico.
Condies de acesso As fotografias encontram-se digitalizadas e so consultadas por meio de sistema informatizado de pesquisa.
Dimenso/Suporte Iconogrfico: 143 fotografias.