Guia de Fundos e Colees
Gerar PDF da Ficha Descritiva
Inventrio da Coleo Famlia Juscelino Barbosa
 Coleo - FAMLIA JUSCELINO BARBOSA
Arquivos relaciona Pesquisar
Nvel de descrio Coleo
Origem Privada
Cdigo FJB
Datas-limite 1895 - 1971
Histrico/Biografia Juscelino Barbosa nasceu no distrito de Santa Cruz da Chapada, municpio de Minas Novas (MG), no dia 13 de junho de 1875, e faleceu em Belo Horizonte (MG), a 9 de outubro de 1947.
Formou-se em Cincias Jurdicas pela Faculdade de Direito de So Paulo, em 1894, e em Cincias Sociais pela Faculdade Livre de Direito de Minas Gerais, em 1896. Com apenas 21 anos, elegeu-se Deputado Federal no ano de 1895. Durante o perodo compreendido entre 1898 a 1903, exerceu o cargo de Promotor de Justia da Comarca de Tefilo Otoni (MG), cidade em que fundou e dirigiu o semanrio Mercure. Casou-se com Tomsia Pires Barbosa, com quem teve trs filhos: Leopoldo Barbosa, Juscelino Barbosa Filho e Sylvio Barbosa.
Nos anos de 1902 e 1903, foi Chefe de Polcia e Comandante-Geral da Brigada Policial de Minas Gerais. No perodo entre 1903 a 1905, foi Advogado-Geral do Estado, e, em 1905, foi o primeiro prefeito, por nomeao, do municpio de Poos de Caldas (MG). Em 1908, dirigiu a Fiscalizao de Rendas do Estado e, em seguida, dirigiu a Secretaria da Fazenda at 1910.
Foi um dos fundadores do Banco Hipotecrio e Agrcola de Minas Gerais, em 1911. Neste mesmo ano, fundou a Companhia Industrial e Agrcola Riacho Fundo e presidiu a Sociedade Mineira de Agricultura. Em 1912, foi Inspetor do Governo Federal, junto a Faculdade Livre de Direito de Minas Gerais, e Diretor da Rede Sul-Mineira de Viao, em 1916.
De 1912 a 1930, regeu a ctedra de Direito Comercial, de Legislao Comparada e de Direito Romano na Faculdade Livre de Direito de Minas Gerais. Jornalista de intensa atividade, lanou, em 1928, com Pedro Aleixo e lvaro Mendes Pimentel, o jornal Estado de Minas, do qual foi o primeiro diretor.
Contedo O acervo composto por cartes, correspondncias, bilhetes, anotaes, recortes de jornais, certides, certificados e desenhos. A documentao trata de assuntos diversos, tais como: viagens, morte de Juscelino Barbosa Filho, venda de lote, pagamento de aluguel, alistamento militar e Sociedade Sul-Americana de Representao.
Sistema de arranjo Os documentos encontram-se organizados em 3 (trs) sries: 1. Juscelino Barbosa, 2. Leopoldo Barbosa e 3. Cartes.
Instrumentos de pesquisa Inventrio da Coleo Famlia Juscelino Barbosa;
Sistema informatizado de pesquisa do acervo fotogrfico.
Condies de acesso A pesquisa feita atravs da documentao textual original. As fotografias encontram-se digitalizadas e so consultadas por meio de sistema informatizado de pesquisa.
Dimenso/Suporte Iconogrfico: 167 fotografias;
Textual: 0,10 metros lineares.
Consultar tambm Inventrio do Fundo Chefia de Polcia - POL
Notas: Os documentos no retratam a vida pblica de Juscelino Barbosa.
Inventrio da Coleo Famlia Juscelino Barbosa INVENTARIO_DA_COLECAO_FAMILIA_JUSCELINO_BARBOSA.pdf