Guia de Fundos e Colees
Gerar PDF da Ficha Descritiva
Inventrio da Coleo Tipografia Guimares
 Coleo - TIPOGRAFIA GUIMARES
Arquivos relaciona Pesquisar
Nvel de descrio Coleo
Cdigo TG
Datas-limite 1910 - 1950
Histrico/Biografia A tipografia Guimares foi fundada por Jos Guimares, Chefe de Clicheria na Imprensa Oficial. Funcionou primeiramente na Rua Goitacazes, na casa do Sr. Lacerda, scio de Jos Guimares. Mais tarde mudou-se para a Rua Esprito Santo, n 680. Era a maior empresa particular do ramo em Minas Gerais, suplantada em volume de produo e servio apenas pela Imprensa Oficial.
A tipografia trabalhava principalmente na confeco de impressos, carimbos, clichs e formulrios para a indstria e o comrcio. O local era, ainda, uma espcie de ponto de encontro de intelectuais e artistas, alguns famosos em sua poca, como os fotgrafos Gines Gea Ribera e Ramos Arantes, que presentearam a tipografia com grande nmero de fotografias.
Em 1929, os trs irmos que conduziam a empresa, Jos, Joo e Manoel Guimares, haviam se formado e resolveram exercer as suas profisses. A tipografia foi vendida ao cunhado dos irmos Guimares, Euclides Jos de Almeida, e seu pai, Bernardo Simes de Almeida.
Contedo A coleo composta por fotografias de Belo Horizonte, do interior de Minas Gerais, de polticos mineiros, de artistas e de pessoas da sociedade mineira.
Sistema de arranjo As fotografias encontram-se organizadas em 3 (trs) sries: 1. Pessoas, 2. Edificaes e 3. Diversos.
Instrumentos de pesquisa Sistema informatizado de pesquisa do acervo fotogrfico.
Condies de acesso As fotografias encontram-se digitalizadas e so consultadas por meio de sistema informatizado de pesquisa.
Dimenso/Suporte Iconogrfico: 184 fotografias.
Notas: As fotos pertencentes a essa coleo foram utilizadas pela Tipografia Guimares para ilustrar matrias em jornais e revistas. Foram guardadas por Jos Guimares e doadas, em 1991, ao Arquivo Pblico Mineiro por Judite Guimares.
Inventrio da Coleo Tipografia Guimares INVENTARIO_DA_COLECAO_TIPOGRAFIA_GUIMARAES.pdf