Guia de Fundos e Colees
Gerar PDF da Ficha Descritiva
Inventrio do Fundo Cmara Municipal de Paracatu - encadernados Inventrio do Fundo Cmara Municipal de Paracatu - no encadernados
 Fundo - CMARA MUNICIPAL DE PARACATU
Arquivos relaciona Pesquisar
Nvel de descrio Fundo
Origem Pblica
Cdigo CMP
Nome(s) do(s) produtor(es) Cmara Municipal de Paracatu
Datas-limite 1744 - 1894
Histrico/Biografia No sculo XVIII, a descoberta e a explorao das riquezas minerais proporcionaram o surgimento de vrios arraiais e lugarejos em Minas. Em 1711 foram criadas as primeiras vilas. Para ser instalada uma vila, a localidade deveria construir pelourinho, cadeia e casa para as sesses da Cmara e do Jri.
As Cmaras Municipais eram responsveis pela administrao local. Foram criadas com o objetivo de garantir a execuo dos projetos metropolitanos nos municpios e simbolizavam a estabilidade e a continuidade da administrao.
Deriva do Cdigo Filipino a definio da organizao e das atribuies do poder municipal. Destacam-se na composio das Cmaras os vereadores, membros eleitos dentre os homens bons, o juiz de fora, o juiz ordinrio, o juiz de rfos, o procurador, o tesoureiro e o escrivo.
As Cmaras possuam como principais atribuies a manuteno da ordem, a divulgao das deliberaes da Coroa, o servio de mediao entre a populao local e o poder metropolitano, a arrematao dos contratos, a fiscalizao da transmisso de herana, a abertura de inquritos, prises e devassas, a cobrana de impostos, o controle de foros e cadeias, a demarcao de terras, a aferio de pesos e medidas e a fiscalizao de vendas, aougues e matadouros. Competiam a elas tambm funes assistenciais como a criao de enjeitados e a contratao do cirurgio do partido, responsvel pelo controle da propagao de doenas e pela expedio de cartas de ofcio de parteiras.
No Imprio, as Cmaras Municipais mantiveram o seu poder e ficaram responsveis pela administrao das cidades e vilas, sendo fiscalizadas pela Assemblia Legislativa Provincial.
A ocupao da regio de Paracatu se deu com o incio da formao do arraial por volta de 1730, que teve em vista o combate ao gentio e a procura por ouro. Paracatu localizava-se no entroncamento de vrios caminhos, destacando-se a Picada de Gois. Em 1744, tornaram-se conhecidas as minas de Paracatu. No ano seguinte os seus habitantes pediram sua elevao vila e cabea de comarca, o que no foi aceito pelas Cmaras das demais vilas. Posteriormente, o alvar rgio de 20 de outubro de 1798 criou a vila de Paracatu do Prncipe. Em 1840, a vila foi elevada categoria de cidade.
Contedo O acervo formado por registros de decretos, alvars e atos rgios; correspondncias com o Governo Geral e Provincial; atas das eleies; vereaes; acrdos; ordens e provises da Junta da Real Fazenda; cartas de usana; ofcios e receita do Conselho.
Sistema de arranjo Os documentos encontram-se ordenados cronologicamente, e os ndices esto em ordem alfabtica.
Instrumentos de pesquisa Catlogo e ndice alfabtico dos assuntos gerais dos cdices da Cmara Municipal de Paracatu: Revista do Arquivo Pblico Mineiro, ano XXVIII, abril 1977;
Inventrio dos cdices da Cmara Municipal de Paracatu.
Condies de acesso A pesquisa feita por meio de microfilmes.
Dimenso/Suporte Textual: 0,60 metros lineares.
Legislao bsica Portuguesa: Ordenaes Filipinas (1604): Livro 1, Ttulo LXV, LXVI, LXVII, LXIX, LXX e LXXI; Alvar Rgio de 20/10/1798.

Brasileira: Constituio Poltica do Imprio, de 1824, Ttulo 4 e Ttulo 7; Lei de 01/10/1828; Lei n 16, de 12/08/1834 (Ato Adicional);

Mineira: Lei n 163, de 09/03/1840.
Consultar tambm Inventrio do Fundo Secretaria de Governo da Capitania (Seo Colonial) - SC
Inventrio do Fundo Secretaria de Governo da Provncia - SG
Inventrio do Fundo Presidncia da Provncia - PP
Inventrio do Fundo Conselho Geral da Provncia - CGP
Inventrio do Fundo Assemblia Legislativa Provincial - AL
Inventrio do Fundo Instruo Pblica - IP
Inventrio do Fundo Obras Pblicas - OP
Inventrio do Fundo Seo Provincial - SP
Notas: O acervo possui documentos de perodo anterior criao do produtor.
Documentao complementar deste perodo poder ser encontrada no Arquivo Municipal de Paracatu.
Inventrio do Fundo Cmara Municipal de Paracatu - encadernados INVENTARIO_DO_FUNDO_CAMARA_MUNICIPAL_DE_PARACATU_RAPM_1977.pdf
Inventrio do Fundo Cmara Municipal de Paracatu - no encadernados INVENTARIO_DO_FUNDO_CAMARA_MUNICIPAL_DE_PARACATU.pdf