GESTO DE DOCUMENTOS

Gesto de Documentos

Gesto de documentos, segundo a Lei n. 19.420/2011, que estabelece a poltica estadual de arquivos, ... o conjunto de procedimentos e operaes tcnicas relativas produo, classificao, tramitao, ao uso, avaliao e ao arquivamento de documentos, em fase corrente e intermediria, visando a sua eliminao ou o seu recolhimento para guarda permanente.

O Arquivo Pblico Mineiro, por meio da Diretoria de Gesto de Documentos, coordena o programa de gesto de documentos junto aos rgos e entidades do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais.

O mdulo GESTO DE DOCUMENTOS foi idealizado para contribuir, principalmente, com as Comisses Permanentes de Avaliao de Documentos de Arquivo dos rgos/entidades. Nesse mdulo sero divulgados os instrumentos de gesto de documentos (Plano de Classificao e Tabela de Temporalidade e Destinao de Documentos dos rgos e entidades do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais), as orientaes sobre o recolhimento e a eliminao de documentos, publicaes, textos, legislao e links.

Este mdulo poder, tambm, servir de apoio aos municpios mineiros, no processo de elaborao e implementao das polticas municipais de gesto de documentos.