Ajuda

Categoria principal »  Pesquisa



    Como posso realizar pesquisas?

  • Realizar uma pesquisa no sistema ArquivoBR Enterprise fcil. A pesquisa pode ser realizada em todas as telas do sistema. Na parte superior da tela, a caixa de texto intitulada Pesquisa permite realizar a busca por meio de termos de pesquisa (as palavras ou a frase que melhor descreve as informaes que voc quer encontrar).

    O sistema permite realizar as pesquisas utilizando nveis distintos de complexidade:

    1)Busca simples: realiza a pesquisa utilizando apenas termos de pesquisa (palavras-chave);

    2)Busca avanada: combina a pesquisa por meio de termos com valores especficos para determinados campos. Cada mdulo do sistema possui sua prpria busca avanada. Para acessar a central de busca avanada clique no link Pesquisa Avanada, localizado prximo a caixa de busca (no topo da tela).
    Topo
  • Como funciona a busca simples?

  • A busca simples utiliza termos de pesquisa (as palavras ou a frase que melhor descreve as informaes que voc quer encontrar) para pesquisar o contedo do acervo. Os termos so pesquisados no contedo textual de todos os campos da ficha descritiva. No existe limite de termos a serem utilizados. O sistema no faz diferena entre caracteres maisculos e minsculos ou caracteres acentuados. Por exemplo: a utilizao dos termos Histria ou historia ir retornar os mesmos resultados.

    Em resposta, o sistema ArquivoBR Enterprise apresenta uma pgina de resultados: uma lista de itens do acervo relacionados aos termos da pesquisa, com os resultados mais relevantes aparecendo primeiro.

    A busca simples indicada para usurios que no possuem necessidades especficas de informao. Atravs da correta escolha de termos para pesquisa, pode-se localizar informaes e/ou documentos com agilidade. Sugere-se a utilizao da tcnica de refinamento sucessivo de pesquisas, ou seja, inicia-se a busca com um pequeno conjunto de termos (em geral dois ou trs termos). Caso o resultado no seja satisfatrio, novos termos devem ser adicionados a busca para permitir o refinamento das respostas.

    Em alguns casos, voc pode desejar resultados apenas para uma frase exata. Para isso, basta digitar os termos de pesquisa entre aspas. As pesquisas de frases so mais eficazes principalmente se voc estiver pesquisando nomes prprios ("Juscelino Kubitschek") ou frases famosas ("Se todos quisermos, poderemos fazer deste pas uma grande nao. Vamos faz-la").
    Topo
  • Como funciona a busca detalhada?

  • A busca detalhada utiliza palavras-chave da mesma forma que a busca simples, porm permite detalhar em quais reas do sistema a busca dever ser realizada.

    A busca detalhada pode ser acessada atravs do link pesquisa detalhada localizada na parte superior da tela (prximo a caixa de texto da busca simples).


    Topo
  • Como funciona a busca avanada?

  • A busca avanada especfica para cada mdulo do sistema e permite combinar a busca por meio de termos com valores especficos para determinados campos.

    Por exemplo: pode-se buscar o termo belo horizonte no perodo compreendido entre 1960 e 1970.

    Para acessar a central de busca avanada clique no link Pesquisa Avanada, localizado prximo a caixa de busca (no topo da tela). Na central de busca avanada, os mdulos que possuem este recurso so apresentados por meio de imagens e textos. Para realizar a busca avanada em um determinado mdulo clique na imagem ou no ttulo do mdulo desejado.

    Os resultados da busca avanada podem ser ordenados de acordo com critrios definidos pelo usurio. Os critrios de ordenao encontram-se no final do formulrio.

    A busca avanada indicada para usurios que possuem necessidades especficas de informao. Por meio da combinao dos campos do formulrio de pesquisa avanada pode-se formular pesquisas altamente sofisticadas.
    Topo
  • Minha pesquisa no encontrou nenhuma resposta. Como devo proceder?

  • Segue abaixo algumas dicas:

    1) Certifique-se de que todas as palavras estejam escritas corretamente. O sistema ArquivoBR Enterprise no utiliza tcnicas de processamento de texto (ex.: eliminao de plurais) ou distncia de edio. O processamento da pesquisa no faz diferena entre caracteres maisculos e minsculos ou caracteres acentuados;

    2) Tente palavras diferentes. Procure utilizar sinnimos ou termos relacionados ao assunto desejado;

    3) Tente palavras mais genricas;

    4) Se voc estiver utilizando a busca avanada, realize a mesma pesquisa utilizando a busca simples. A informao desejada pode existir em outra rea (mdulo) do sistema.
    Topo