Guia de Fundos e Colees
Gerar PDF da Ficha Descritiva
Inventrio do Fundo Percival Farquhar
 Fundo - PERCIVAL FARQUHAR
Arquivos relaciona Pesquisar
Nvel de descrio Fundo
Origem Privada
Cdigo PF
Datas-limite 1897 - 1967
Histrico/Biografia Percival Farquhar nasceu em 19 de outubro de 1864, em York (Pensilvnia), nos Estados Unidos, e morreu no dia 4 de agosto de 1953, em Nova Iorque.
Cursou o colegial no York Collegiate Institute e, em 1884, formou-se em engenharia pela Faculdade de Yale. No ano de 1890, trabalhou com negcios referentes a transportes e outros servios pblicos na Amrica Central. Em 1900, participou da administrao de vrias empresas nos Estados Unidos.
Suas atividades industriais no Brasil comearam a partir de 1904, quando, em sociedade com o tambm engenheiro norte-americano F. S. Pearson e o advogado canadense Alexander Mackenzie, fundou no Rio de Janeiro a Light and Powers, responsvel pelos servios pblicos de iluminao, e a Tramways, encarregada do transporte pblico realizado atravs de bondes.
Em 1905, obteve concesso para construir e explorar o Porto de Belm. Fundou a Brazil Railway Company em 1966, cujo projeto era construir um sistema ferrovirio que unificasse a Amrica do Sul. Entre 1907 e 1912 construiu a Ferrovia Madeira-Mamor e fundou a Companhia de Navegao da Amaznia, a Amazon Development Company e a Amazon Land & Colonization Company. Por volta de 1914, suas indstrias entraram em falncia.
Em 1919, apresentou um programa de ativao da Itabira Iron Ore Company, empresa de um grupo britnico para o qual j havia trabalhado como advogado e que passou a administrar. O projeto foi analisado pelo Congresso, em 1939, e declarado caduco. Farquhar fundou com empresrios brasileiros a Companhia Brasileira de Minerao, a qual incorporou parte dos bens da Itabira e suas jazidas. Em 1942, o governo fundou a Cia. Vale do Rio Doce e comprou todos os direitos e propriedades da Itabira Iron Ore Company.
Em 1946, Farquhar criou a Companhia de Aos Especiais (Acesita), porm, a partir de 1952, o controle desta companhia passou a ser exercido pelo Banco do Brasil.
Contedo O acervo composto por correspondncias, propostas de contratos, memorandos, estatutos e regimentos de suas empresas. Contm ainda biografias do titular.
Sistema de arranjo Os documentos encontram-se organizados em 6 (seis) sries: 1. Correspondncia referente Itabira Iron; 2. Contratos Itabira Iron; 3. Memorandos e apontamentos: Usina Queiroz Jnior, Mina de S. Bento e Acesita; 4. Estatutos e regimentos: Companhias Mineradoras; 5. Legislao e outros assuntos; 6. Biografias do titular.
Instrumentos de pesquisa Inventrio do Fundo Percival Farquhar;
Sistema informatizado de pesquisa do acervo cartogrfico.
Condies de acesso A pesquisa feita atravs dos originais.
Dimenso/Suporte Textual: 0,10 metros lineares;
Cartogrfico: 1 mapa.
Consultar tambm Inventrio do Fundo Olegrio Maciel - OM
Inventrio do Fundo Arthur Bernardes - AB
Notas: A documentao foi doada ao Arquivo Pblico Mineiro por Charles A. Gauld.
Inventrio do Fundo Percival Farquhar INVENTARIO_DO_FUNDO_PERCIVAL_FARQUHAR.pdf