Projeto Theses Mdicas
O Banco de Theses de Mdicos Mineiros uma base dados dedicada a coleo de teses mdicas do sculo XIX que integram o acervo de Obras Raras do Arquivo Pblico Mineiro. Essa base de dados constitui-se em importante ferramenta de pesquisa que pretende agilizar e ampliar a consulta desse conjunto documental por pesquisadores de diferentes reas, em especial aqueles interessados na Historia da Sade, que tem se revelado um campo promissor no interior dos estudos histricos.
O crescimento de pesquisas nessa rea evidencia o interesse por um repertrio especfico de fontes que muitas vezes encontra-se inacessvel, quer pela ausncia de organizao, as dificuldades no seu acesso, e mesmo a perda - no todo ou em parte - de acervos significativos. Dessa forma, a disponibilizao e divulgao de conjuntos documentais so aes de importncia equivalente garantia de sua conservao fsica, uma vez que a informao s existe em processo.
A publicao desse novo instrumento de pesquisa quer contribuir para potencializar e facilitar sua consulta, apresentando informaes relativas ao contedo, autoria, local e data de publicao, disponveis para consulta ou impresso para uso no comercial. A coleo aqui apresentada composta por 251 teses, encadernadas em 21 volumes, abrangendo o perodo compreendido entre os anos de 1836 e 1897.
O sculo XIX visto pela historiografia como um marco para a histria da sade no Brasil. Nesse perodo inicia-se o processo de institucionalizao da medicina no pas, atravs da organizao profissional e da regulamentao do ensino mdico. At as primeiras dcadas do sculo XIX, o reconhecimento dos profissionais mdicos foi atribuio do Protomedicato ou do Cirurgio-mor, que concediam diplomas mediante exames prestados perante uma banca nomeada para esse fim. Com a lei de 03 de outubro de 1832, a regulamentao da profisso tornou-se monoplio das Faculdades de Medicina que, a partir daquela data, tornavam-se responsveis pela certificao dos profissionais. O mesmo decreto determinava que a obteno do ttulo de doutor, ao final do sexto ano do curso, estava condicionada defesa pblica de uma tese pelos candidatos aprovados nos exames dos anos precedentes. A exposio, geralmente, dividia-se em temas relacionados s diversas cadeiras cursadas, constituindo-se de um ponto central (dissertao) e outros trs acessrios (proposies), tendo por objetivo fixar idias sobre temas especficos.
Em geral, as referncias feitas a esses trabalhos apontam para seu carter pouco original e cientfico, acompanhando as avaliaes feitas sobre o ensino mdico do perodo, visto como anacrnico e deficiente. Porm, uma anlise que esteja menos preocupada com o julgamento da verdade ou a validade das proposies apresentadas, encontrar nesse conjunto documental campo frtil de possibilidades de investigao histrica. Os quadros nosolgicos dominantes; a influncia das escolas internacionais; os sistemas mdicos difundidos entre os estudantes e a elite mdica; os debates que mobilizaram os profissionais; a organizao do ensino mdico; as teraputicas mais difundidas; o prprio movimento da medicina como campo de conhecimento durante o perodo, so alguns dos temas que podem ser abordados atravs do estudo desse material. Muitos outros havero de surgir do olhar e da pena de outros pesquisadores.
O Banco de Teses de Mdicos Mineiros produto de um projeto desenvolvido pela Universidade Federal de Minas Gerais (Escola de Enfermagem) em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais (Arquivo Pblico Mineiro) com apoio financeiro da Fundao de Amparo Pesquisa de Minas Gerais, FAPEMIG.
O crescimento de pesquisas nessa rea evidencia o interesse por um repertrio especfico de fontes que muitas vezes encontra-se inacessvel, quer pela ausncia de organizao, as dificuldades no seu acesso, e mesmo a perda - no todo ou em parte - de acervos significativos. Dessa forma, a disponibilizao e divulgao de conjuntos documentais so aes de importncia equivalente garantia de sua conservao fsica, uma vez que a informao s existe em processo.
A publicao desse novo instrumento de pesquisa quer contribuir para potencializar e facilitar sua consulta, apresentando informaes relativas ao contedo, autoria, local e data de publicao, disponveis para consulta ou impresso para uso no comercial. A coleo aqui apresentada composta por 251 teses, encadernadas em 21 volumes, abrangendo o perodo compreendido entre os anos de 1836 e 1897.
O sculo XIX visto pela historiografia como um marco para a histria da sade no Brasil. Nesse perodo inicia-se o processo de institucionalizao da medicina no pas, atravs da organizao profissional e da regulamentao do ensino mdico. At as primeiras dcadas do sculo XIX, o reconhecimento dos profissionais mdicos foi atribuio do Protomedicato ou do Cirurgio-mor, que concediam diplomas mediante exames prestados perante uma banca nomeada para esse fim. Com a lei de 03 de outubro de 1832, a regulamentao da profisso tornou-se monoplio das Faculdades de Medicina que, a partir daquela data, tornavam-se responsveis pela certificao dos profissionais. O mesmo decreto determinava que a obteno do ttulo de doutor, ao final do sexto ano do curso, estava condicionada defesa pblica de uma tese pelos candidatos aprovados nos exames dos anos precedentes. A exposio, geralmente, dividia-se em temas relacionados s diversas cadeiras cursadas, constituindo-se de um ponto central (dissertao) e outros trs acessrios (proposies), tendo por objetivo fixar idias sobre temas especficos.
Em geral, as referncias feitas a esses trabalhos apontam para seu carter pouco original e cientfico, acompanhando as avaliaes feitas sobre o ensino mdico do perodo, visto como anacrnico e deficiente. Porm, uma anlise que esteja menos preocupada com o julgamento da verdade ou a validade das proposies apresentadas, encontrar nesse conjunto documental campo frtil de possibilidades de investigao histrica. Os quadros nosolgicos dominantes; a influncia das escolas internacionais; os sistemas mdicos difundidos entre os estudantes e a elite mdica; os debates que mobilizaram os profissionais; a organizao do ensino mdico; as teraputicas mais difundidas; o prprio movimento da medicina como campo de conhecimento durante o perodo, so alguns dos temas que podem ser abordados atravs do estudo desse material. Muitos outros havero de surgir do olhar e da pena de outros pesquisadores.
O Banco de Teses de Mdicos Mineiros produto de um projeto desenvolvido pela Universidade Federal de Minas Gerais (Escola de Enfermagem) em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais (Arquivo Pblico Mineiro) com apoio financeiro da Fundao de Amparo Pesquisa de Minas Gerais, FAPEMIG.