Projetos

Projeto Theses Mdicas

O Banco de Theses de Mdicos Mineiros uma base dados dedicada a coleo de teses mdicas do sculo XIX que integram o acervo de Obras Raras do Arquivo Pblico Mineiro. Essa base de dados constitui-se em importante ferramenta de pesquisa que pretende agilizar e ampliar a consulta desse conjunto documental por pesquisadores de diferentes reas, em especial aqueles interessados na Historia da Sade, que tem se revelado um campo promissor no interior dos estudos histricos.

O crescimento de pesquisas nessa rea evidencia o interesse por um repertrio especfico de fontes que muitas vezes encontra-se inacessvel, quer pela ausncia de organizao, as dificuldades no seu acesso, e mesmo a perda - no todo ou em parte - de acervos significativos. Dessa forma, a disponibilizao e divulgao de conjuntos documentais so aes de importncia equivalente garantia de sua conservao fsica, uma vez que a informao s existe em processo.

A publicao desse novo instrumento de pesquisa quer contribuir para potencializar e facilitar sua consulta, apresentando informaes relativas ao contedo, autoria, local e data de publicao, disponveis para consulta ou impresso para uso no comercial. A coleo aqui apresentada composta por 251 teses, encadernadas em 21 volumes, abrangendo o perodo compreendido entre os anos de 1836 e 1897.

O sculo XIX visto pela historiografia como um marco para a histria da sade no Brasil. Nesse perodo inicia-se o processo de institucionalizao da medicina no pas, atravs da organizao profissional e da regulamentao do ensino mdico. At as primeiras dcadas do sculo XIX, o reconhecimento dos profissionais mdicos foi atribuio do Protomedicato ou do Cirurgio-mor, que concediam diplomas mediante exames prestados perante uma banca nomeada para esse fim. Com a lei de 03 de outubro de 1832, a regulamentao da profisso tornou-se monoplio das Faculdades de Medicina que, a partir daquela data, tornavam-se responsveis pela certificao dos profissionais. O mesmo decreto determinava que a obteno do ttulo de doutor, ao final do sexto ano do curso, estava condicionada defesa pblica de uma tese pelos candidatos aprovados nos exames dos anos precedentes. A exposio, geralmente, dividia-se em temas relacionados s diversas cadeiras cursadas, constituindo-se de um ponto central (dissertao) e outros trs acessrios (proposies), tendo por objetivo fixar idias sobre temas especficos.

Em geral, as referncias feitas a esses trabalhos apontam para seu carter pouco original e cientfico, acompanhando as avaliaes feitas sobre o ensino mdico do perodo, visto como anacrnico e deficiente. Porm, uma anlise que esteja menos preocupada com o julgamento da verdade ou a validade das proposies apresentadas, encontrar nesse conjunto documental campo frtil de possibilidades de investigao histrica. Os quadros nosolgicos dominantes; a influncia das escolas internacionais; os sistemas mdicos difundidos entre os estudantes e a elite mdica; os debates que mobilizaram os profissionais; a organizao do ensino mdico; as teraputicas mais difundidas; o prprio movimento da medicina como campo de conhecimento durante o perodo, so alguns dos temas que podem ser abordados atravs do estudo desse material. Muitos outros havero de surgir do olhar e da pena de outros pesquisadores.

O Banco de Teses de Mdicos Mineiros produto de um projeto desenvolvido pela Universidade Federal de Minas Gerais (Escola de Enfermagem) em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais (Arquivo Pblico Mineiro) com apoio financeiro da Fundao de Amparo Pesquisa de Minas Gerais, FAPEMIG.
Pgina de impresso amigvel Enviar esta histria par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo